Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2006 - 15h12

Morre rapper e produtor Jay Dee, ex-Slum Village

Publicidade

da Folha Online

O rapper e produtor Jay Dee, também conhecido como J Dilla, morreu aos 32 anos na última sexta-feira em Los Angeles (EUA), vítima de complicações no fígado decorrentes do lúpus. Bem conceituado, ele era conhecido por seus trabalhos com grandes nomes do hip hop, como Common, A Tribe Called Quest e seu grupo, o Slum Village, que ele deixou em 2000, mas continuou a produzir.

Nascido James Yancey, em Detroit, o rapper teve a doença auto-imune diagnosticada três anos atrás. "Ele era muito reservado. Tudo o que queria era fazer suas batidas", afirmou Tim Maynor, empresário de Jay desde 1999.

"Estou muito triste, pois o mundo perdeu um gênio do calibre de Charlie Parker", afirmou Ahmir "?uestlove" Thompson, do grupo The Roots, citado pela agência Associated Press. "Sou um cara de sorte por tê-lo conhecido. Ele sempre será meu herói", continuou.

"Éramos muito amigos", declarou Proof, do D12, para quem Jay trouxe mais jazz ao rap. "Ele produziu minha primeira demo."

Como J Dilla, o rapper havia lançado um álbum na última terça-feira, chamado "Donuts", e se preparava para lançar outro em abril, chamado "The Shining". Segundo seu empresário, há ainda duas faixas já prontas, que integrariam um terceiro trabalho também para este ano.

Em dezembro, Jay fez uma turnê pela Europa em uma cadeira de rodas, pois já apresentava problemas nos joelhos. Ele não quis cancelar os shows, afirmando que era algo que "tinha de fazer". "Talvez ele já soubesse de algo que não sabíamos", afirmou Maynor.

O nome de Jay começou a se destacar no hip hop em meados dos anos 90, produzindo faixas para Common (trabalhou em seu último álbum, "Be"), D'Angelo, De La Soul, Pharcyde e Busta Rhymes, além de trabalhar com A Tribe Called Quest.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre hip hop
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página