Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2006 - 22h45

Crítica: Penélope apimenta mais "Ponto Pê" na MTV

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A nova programação da MTV completa um mês. Esqueça os novos VJs (gêmeas Keyla e Kênia, André, Felipe e Luisa). Ainda estão muito verdes, ansiosos para demarcar território, o que gera nervosismo, narrações exageradas e "ego trip". O melhor da temporada 2006 da emissora "teen" é a VJ Penélope Nova, 32, e o seu "Ponto Pê", exibido às sextas (22h) com reprise à meia-noite do domingos e das terças-feiras.

Divulgação
VJ Penélope apresenta "Ponto Pê" e fala de sexo na MTV
VJ Penélope apresenta "Ponto Pê" e fala de sexo na MTV
O programa não é novo. A fórmula já foi testada pelo "Erótica MTV", extinto em 2002, em que o médico Jairo Bouer e Babi ajudavam a tirar as dúvidas da garotada sobre sexo. Agora, Penélope volta com a língua mais afiada, com respostas apimentadas e tiradas impagáveis. "Ponto Pê" reflete o que se passa na cabeça dos jovens em matéria de sexualidade. As ligações dos telespectadores revelam as questões de tribos diversas.

Na nova temporada, Penélope encontrou o tom perfeito para a interação com meninos e meninas atormentados com algum "rolo" na relação amorosa. Quase toda semana, há um jovem homossexual, uma garota reprimida ou atirada demais, um rapaz liberal ou travado.

A fauna é rica, bem como os conflitos. O discurso feminino é revolucionário: elas reclamam que os namorados refutam o sexo anal, pois acham que a prática é coisa de garota fácil, vagabunda. Por sua vez, eles se queixam que suas namoradas não gostam de receber sexo oral nem de satisfazer à fantasia masculina de flagrar uma cena de lesbianismo.

Quem odeia Penélope e seu "Ponto Pê" acha tudo isso muito apelativo, baixaria, imoralidade. Os conselhos da "Pê", como chamam os participantes mais íntimos, são vistos como pragmáticos demais, um visão de que, em sexo, vale tudo na busca do prazer. Penélope alimenta essa imagem com sua história. Filha do músico Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus, que ganhou projeção nos anos 80, ela adora tatuagens, adota um visual de garota "barra-pesada", pavio curto e desbocada. É uma estranha no ninho de patricinhas da MTV.

A personalidade forte de Penélope é o principal ímã do "Ponto Pê". Quem vê o programa fica na expectativa de saber a resposta certeira da apresentadora a cada história de alcova chocante, absurda ou engraçada. A lógica do programa é fazer o telespectador mergulhar na avaliação de sua própria sexualidade: "É isso aí o que eu gostaria de ouvir" ou "é isso o que eu gostaria de falar para alguém que vivesse algo parecido".

A nova temporada também investe nas enquetes sobre temas picantes, feitos pelo site. Após o "Ponto Pê", nada melhor do que parar de pensar e ver os clipes do "MTV Lab", outra decisão acertada da emissora para atrair a garotada em 2006.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a MTV
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página