Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2006 - 11h29

Diretor de Cannes diz que festival vai "assumir riscos"

Publicidade

da France Presse, em Paris
com Folha Online

Segundo o diretor artístico do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, a 59ª edição do evento "vai assumir riscos". "Para o Festival de Cannes, 2006 será um ano de renovação", afirmou Frémaux, em coletiva conjunta nesta quinta com o presidente da competição, Gilles Jacob, e a nova diretora-geral, Catherine Démier.

O espanhol Pedro Almodóvar ("Volver"), a norte-americana Sofia Coppola ("Marie-Antoinette"), o italiano Nanni Moretti ("Il Caimano") e o britânico Ken Loach ("The Wind That Shakes the Barley") são alguns dos destaques da competição deste ano (17 a 28 de maio).

Segundo Frémaux, o festival "vai assumir riscos mostrando também filmes cuja presença em Cannes podem causar surpresas", acrescentando que esta seleção "confirma a presença da Ásia, da América Latina e também do Leste Europeu".

No total, 19 filmes figuram na seleção oficial da competição pela Palma de Ouro.

Entre as estrelas de Hollywood esperadas em Cannes no próximo mês estão Tom Hanks, Bruce Willis, Hugh Jackman e Kirsten Dunst.

América Latina

No festival deste ano, o cinema brasileiro será representado pelos curtas-metragens, "O Monstro", de Eduardo Valente --selecionado para a mostra oficial de Cannes-- e "Justiça ao Insulto", de Bruno Jorge, que está no programa da Cinéfondation.

Em 2002, Eduardo Valente venceu o troféu de melhor curta da Cinéfondation, seção de Cannes dedicada aos filmes universitários de conclusão de curso.

O cinema latino-americano também aparece na mostra paralela 'Um Certo Olhar' do Festival de Cannes, com três longas-metragens: o argentino "Crónica de una fuga" de Adrián Caetano, o paraguaio "Hamaca paraguaya" de Paz Encina e o mexicano "El violín" de Francisco Vargas.

Já os mexicanos Guillermo del Toro e Alejandro Gonzáles Iñárritu foram selecionados para a mostra competitiva de Cannes, com os filmes "El laberinto del fauno" e "Babel", respectivamente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Cannes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página