Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2000 - 14h44

Editora publica romance inédito de Anna Seghers em Berlim

Publicidade

da Deutsche Welle

A editora Aufbau, de Berlim, publicou um curto romance até agora desconhecido de Anna Seghers (1900-1983), datado de 1925 e intitulado "Jans muß sterben" ("Jans Deve Morrer").

O filho da escritora, Pierre Radvanyi, que vive em Paris, encontrou recentemente folhas datilografadas entre os papéis da mãe que estão em seu poder.

"Durante um certo tempo, hesitei em penetrar neste mundo dos primórdios de minha mãe", disse ele, "mas diante da aproximação do centenário de seu nascimento, não quis mais protelar o fato". Em 19 de novembro faz cem anos que Anna Seghers nasceu, na cidade de Mainz (Alemanha).

O texto encontrava-se entre outros documentos que a escritora deixou em Paris, em 1940, quando fugiu das tropas do Exército nazista para o sul da França e, de lá, para o México.

Seghers começou a escrevê-lo ainda em sua cidade natal, antes de se mudar para Berlim, depois do casamento com o húngaro Laszlo Radvanyi.

A história passa-se no ambiente do proletariado suburbano. O casal Martin e Marie Jansen depositam todas suas esperanças no filho único, Jans. Por fim, precisam assistir impotentes à sua morte lenta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página