Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2006 - 02h41

Cassetas fizeram piada sobre "morte" de Bussunda em 2003

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

"Agora é oficial: o humorista Bussunda está morto! E só não foi enterrado ainda porque é espada e ainda não conseguiram um caixão que se adequasse ao seu tamanho avantajado!"

O trecho acima pode parecer uma mórbida piada de mau gosto sobre um acontecimento trágico, mas foi escrito pelos próprios integrantes do Casseta & Planeta, colegas de Bussunda... em março de 2003.

A morte fictícia de Bussunda foi uma piada noticiada no próprio site do grupo humorístico, três anos antes do falecimento real de Cláudio Besserman Vianna, 43 anos --morto de verdade no sábado (17) por um ataque cardíaco, na Alemanha. O texto já saiu do ar, mas pode ser lido no cache do Google.

A primeira morte de Bussunda não teve uma causa tão definida. "Os médicos ainda não chegaram a uma conclusão sobre a 'causa mortis' do mais famoso casseta: eles querem descobrir se ele teve um treco, um piripaque ou um troço", dizia o texto escrito pelos Cassetas. Na ocasião, o humorista não se incomodou em posar para uma foto como um cadáver sorridente dentro de um caixão.

A mesma reportagem-piada trazia uma "entrevista do além" com o comediante. Por meio da "brincadeira do copo", Bussunda conversava com seus amigos e se dizia satisfeito com a pós-vida. "Aqui é maneiro. Se vocês soubessem como é iam morrer de inveja, ré, ré, ré!!! Mas aconteceu um contratempo na minha chegada: quem ia me receber era o Tim Maia, mas ele não veio."

Na entrevista, Bussunda ameaçava voltar para puxar o pé dos cassetas remanescentes. "Mas da Maria Paula eu vou puxar outra coisa...", advertia.

Do boato à piada

A piada sobre a morte de Bussunda foi uma resposta do Casseta & Planeta a um boato espalhado por um outro site humorístico, o Cocadaboa. A morte de Bussunda foi inicialmente divulgada no Bolão Pé da Cova, seção do Cocadaboa em que os participantes apostam qual será a próxima celebridade a "empacotar".

Conhecido por misturar ficção e realidade, o Cocadaboa voltou ao assunto dias depois e "denunciou" uma conspiração da Rede Globo para esconder a morte de Bussunda.

O texto do site, no melhor estilo das teorias conspiratórias que viam indícios da morte de Paul McCartney nas capas dos discos e em supostas recados ocultos nas canções dos Beatles, afirmava ter visto "mensagens subliminares" sobre a morte de Bussunda no texto de Agamenon Mendes Pedreira, colunista fictício criado pelo Casseta e publicado no jornal "O Globo". "As palavras 'vá', 'paz' e 'amigo' foram adicionadas ao conteúdo do texto como uma última homenagem secreta de seus companheiros", afirmava o boato.

A Globo havia decidido ocultar a morte de Bussunda, continuava o site, para dar ao Casseta & Planeta "a calma para se reunir e voltar a escrever o programa".

O Cocadaboa criou vários boatos que acabaram publicados como verdade em jornais de grande circulação. Entre as histórias falsas plantadas pelos humoristas que viraram notícia nos jornais, estão a criação de um Orkut do sexo --para o qual só poderia ser convidado quem já tivesse sido "traçado" por um dos membros da comunidade virtual--, a história de que o programa norte-americano Saturday Nigh Live teria feito piada com o suposto alcoolismo do presidente Lula e a entrevista de um traficante defendendo o voto ao "sim" durante o plebiscito sobre a proibição da venda de armas de fogo no Brasil.

Recado final

Na época, o Casseta & Planeta viu no boato do Cocadaboa a oportunidade de fazer mais uma piada, brincando simultaneamente com seu amigo mais querido e com o tabu da morte. Na entrevista do além --provavelmente escrita pelo próprio Bussunda --, os cassetas pediam ao "falecido" que deixasse "uma mensagem para o sofrido povo brasileiro" que chorava "sua irreparável perda".

A declaração final do Bussunda mostrava que, mesmo "morto", o humorista não havia perdido a irreverência: "Agora que eu morri vocês não precisam mais perder tempo assistindo ao programa, comprando livros e acessando o site... Vá todo mundo se f...!!!".

Leia mais
  • Bussunda morre aos 43 na Alemanha
  • Veja repercussão sobre a morte do humorista Bussunda

    Especial
  • Veja galeria de imagens do humorista Bussunda
  • Leia o que já foi publicado sobre Bussunda

    Sites relacionados
  • Casseta e Planeta:"Bussunda está morto e nos dá uma entrevista direto do além"
  • Cocadaboa revela a "Conspiração Bussunda" na Rede Globo!
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página