Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 20h18

Justiça francesa nega que filme "Syriana" seja plágio

Publicidade

da France Presse, em Paris

O filme americano "Syriana - A Indústria do Petróleo", com o qual George Clooney ganhou um Oscar em 2006, não é plágio da produção "Oversight", de autoria da francesa Stéphanie Vergniault, declarou nesta segunda-feira um tribunal parisiense.

Vergniault, 37, uma especialista em geoestratégia petroleira, havia apresentado um processo contra a companhia Warner e a produtora Section Eight, de Steven Soderbergh e George Clooney, ao considerar que o roteiro do filme americano é uma cópia de um de seus trabalhos.

Em sua declaração, o juiz considerou que os argumentos de Vergniault careciam de fundamento e repudiou todas as suas demandas. A alegação proposta pela escritora sobre "12 pontos de cenas idênticas ou tiradas diretamente de 'Oversight' pelo roteirista de 'Syriana' não permite confirmar esta análise", afirma o veredicto emitido pelo juiz.

Segundo o tribunal, o roteiro da Warner estava terminado "em novembro de 2003", antes de Vergniault enviar, como ela alega, no fim de 2004, sua história para uma empresa americana. Além disso, o juiz considerou que o filme americano contou com uma intriga política e não uma história de amor, como no caso de "Oversight".

Dirigido por Stephen Gaghan, "Syriana" é um filme de intrigas cruzadas sobre as complexas redes petroleiras do Oriente Médio.

Stéphanie Vergniault foi condenada a pagar uma parte das despesas judiciais dos produtores de "Syriana".

Leia mais
  • Warner nega que roteiro de "Syriana" seja plágio
  • Escritora processa George Clooney por plágio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Siryana"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página