Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 17h32

Saiba mais sobre Edu Ribeiro, autor do hit "Me Namora"

Publicidade

da Folha Online

O reggae "Me Namora", música mais tocada nas rádios de São Paulo, é um sucesso de Edu Ribeiro, 30, nome artístico de Carlos Eduardo Ribeiro, paulistano da Lapa.

Criado na periferia, ele passou parte de sua infância em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Em 1986 e 1987, mudou com a família para Salvador (BA). Em 1991, vai morar em Luanda (Angola).

Divulgação
Edu Ribeiro emplaca "Ne Namora" e põe o reggae no topo da parada
Edu Ribeiro emplaca "Ne Namora" e põe o reggae no topo da parada
""Ter sido criado na periferia, passando pelas dificuldades, fez com que ele pudesse adquirir a humildade, respeito e os valores da periferia. (...) Um ano e meio vivendo na capital africana dá a Edu Ribeiro a primeira base da sua conscientização e valorização como negro", cita o site oficial do artista.

A descoberta do rap ocorreu em 1993, quando ingressa no grupo M.R.N. (Movimento e Ritmo Negro). "A batida forte, letras contundentes e ritmo envolvente fazem a cabeça do jovem Edu Ribeiro que decide cantar rap sob o codinome Steel", informa a página.

Com essa experiência, nasce sua parceria com o DJ Cia. O grupo participa de shows como os "300 Anos de Zumbi" no vale do Anhagabaú e lança uma nova coletânea ("Das Ruas pro Mundo").

Após sua saída do grupo, Edu descobre o extinto Sarau do KVA, uma casa de show situada em Pinheiros (SP)e convive com artistas. Assim começa a compor primeiras canções como "Vem me Ver", "Sereia" e "Paz Interior".

Em 1998, começa a montar uma banda de reggae, mas a ida de alguns integrantes para o exterior faz com que o plano seja adiado. Vira vocalista da banda de forró universitário Circuladô de Fulô, chega a assinar contrato com a gravadora EMI, vendendo 80 mil cópias.

Desentendimentos com a banda e apelos de amigos para voltar ao reggae provocam a saída de Edu do Circuladô de Fulô.

O hit "Me Namora" faz parte do CD"Roots Reggae Classics Vol. 1 e Outras Canções" (gravadora Atrashow), lançado em 2004. O trabalho traz participações de artistas como Alexandre Carlo, vocalista do Natiruts, uma banda de reggae, cujo primeiro disco é considerado por Edu como "aquele que mudou minha vida".

Hoje a banda se chama "Edu Ribeiro & Cativeiro": "Esse nome veio porque eu queria deixar claro a semelhança entre os tempos de escravidão e os dias de hoje. Negros continuam vivendo numa espécie de cativeiro", explica Edu.

Leia mais
  • Reggae "Me Namora" é música mais tocada nas rádios de SP
  • Ouça "Me Namora" e veja a letra da canção

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada musical em SP

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página