Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2006 - 21h15

Morre June Allyson, considerada a "esposa perfeita" de Hollywood

Publicidade

da Efe, em Los Angeles

A atriz norte-americana June Allyson faleceu aos 88 anos por problemas respiratórios, informaram hoje seus familiares. Conhecida em Hollywood como "a esposa perfeita" do cinema, Allyson brilhou nas décadas de 40 e 50.

Divulgação
A "esposa perfeita" de Hollywood morreu aos 88 anos nos EUA
A "esposa perfeita" de Hollywood morreu aos 88 anos nos EUA
Segundo Pamela Allyson Powell, sua mãe morreu no último sábado (8) em sua casa de Ojai, ao norte de Los Angeles, quando se encontrava junto de seu esposo e companheiro nos últimos 30 anos, David Ashrow.

Ao longo de sua carreira, Allyson ficou famosa pelos maridos que teve no cinema, como James Stewart e Van Johnson. A atriz, baixa e loira, especializou-se em papéis de esposas consideradas perfeitas.

Filha de pais divorciados, a jovem nova-iorquina começou sua carreira na Broadway e chegou ao mundo do cinema graças à era de ouro dos musicais. Já na vida real, Allyson se casou em 1945 com o ator e diretor Dick Powell, com quem trabalhou algumas vezes.

Depois de ter ficado viúva em 1963, deixou quase que totalmente o mundo do cinema. A Segunda Guerra Mundial coincidiu com o maior momento de fama desta atriz, que protagonizou "Little Women" (1949).

Ao contrário da espantosa beleza de estrelas como Rita Hayworth e Betty Grable, que se tornaram ícones sexuais para os soldados do país, Allyson era descrita como a menina que os recrutas preferiam que estivesse esperando por eles em casa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a era de ouro de Hollywood
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página