Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2006 - 13h39

Inspirada em "Crime e Castigo", peça "Lázaro" volta a SP

Publicidade

da Folha Online

Baseada na obra "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski, a peça "Lázaro" reestréia no dia 22 na capital paulista, desta vez no Centro Cultural São Paulo. Em junho, o espetáculo foi apresentado no Teatro Augusta, em curta temporada.

Considerado uma obra prima do autor russo, o texto adaptado e dirigido por Ruy Cortez aborda o conflito de um jovem estudante diante de sua teoria sobre um crime. Em "Lázaro", um jovem estudante comete um crime e tentará justificá-lo por sua teoria: grandes homens, como Napoleão e César, foram assassinos absolvidos no decorrer da história.

A partir desse ato, desenvolve-se o conflito do personagem: passar por cima da consciência e continuar seu caminho, como os grandes homens, ou admitir que sua teoria falhou e reconhecer que ele não é um Napoleão.

Divulgação
Em
Em "Lázaro", um jovem estudante comete um crime e tentará justificá-lo
"A peça é bastante fiel ao original. Procuramos contrapor a Rússia do século 19 com a realidade de violência, miséria e a falta de reflexão ética que vivemos atualmente em nosso país e no mundo", afirma o diretor Ruy Cortez, que trabalhou durante nove meses com a Cia de Estudo Teatral, formada por ex-alunos do Teatro Escola Célia Helena.

O cenário, de Ulisses Cohn, apresenta um mosteiro com grandes pinturas de ícones ortodoxos e seis camas rústicas. Os figurinos, de Atílio Beline Vaz, são roupas de época.

Fiódor Dostoiévski, considerado um dos mais importantes autores do mundo, nasceu em Moscou, em 1821, e morreu em São Petersburgo, em 1881. Filho de um médico, cresceu no ambiente depressivo e pesado do Hospital dos Pobres de Moscou, no qual morou com a família. Perto de completar 20 anos, já perdera a mãe, vítima de tuberculose, e o pai, assassinado.

Na mesma época, estudou, contra a vontade, em uma escola militar de Engenharia. Entediado, entregou-se à leitura dos grandes escritores, tais como Balzac, George Sand, Goethe, Shakespeare e, principalmente, Puchkin e Gogol. Deixou o exército aos 22 anos para consagrar-se na carreira literária. Além de "Crime e Castigo" (1866), escreveu "O Jogador" (1866), "Os Demônios" (1871) e "Os Irmãos Karamazov" (1880).

Lázaro
Quando: estréia no dia 22, às 21h. Sexta, às 21h, sábado e domingo, às 20h. Até 17 de dezembro.
Onde: CCSP (rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel: 0/xx/11 3383-3402)
Quanto: R$ 10. Há meia-entrada

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fiódor Dostoiévski
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página