Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2006 - 16h14

Livros ilustrados aproximam crianças do balé e da ioga

Publicidade

da Folha Online

O mundo de sonhos das sapatilhas, vestidos rosas e piruetas, que domina o imaginário de tantas meninas, fica mais próximo da realidade com o novo lançamento da Publifolha, "Eu Adoro Balé". Com o subtítulo "Aprenda a dançar com a Central Scholl of Ballet, de Londres" --uma das mais conceituadas do mundo--, a edição em capa dura encanta pela quantidade de fotografias.

Divulgação
Livro mostra o mundo do balé clássico de forma leve e didática
Livro mostra o mundo do balé clássico de forma leve e didática
Ideal para crianças pequenas, que estão prestes a ingressar ou acabaram de iniciar suas aulas de dança, "Eu Adoro Balé" é dividido em capítulos que fazem os pequenos entender, com facilidade, os passos básicos e as lições fundamentais para se dedicar a esta arte tão difícil, mas alegre, que é a dança clássica.

No capítulo "Preparar-se", por exemplo, os autores explicam o que é o colã --maleável para não atrapalhar os passos da bailarina-- e as sapatilhas, os calçados especiais usados nas aulas e apresentações. Na seqüência, fala-se de como é uma sala de aula (com chão de madeira e barras nas paredes), como e porquê se faz aquecimento e alongamento e quais são os passos básicos a se aprender.

Divulgação
Fotos mostram exercícios de respiração, equilíbrio e meditação
Fotos mostram exercícios de respiração, equilíbrio e meditação
Além do dia-a-dia, "Eu adoro Balé" menciona os benefícios da dança para o corpo e para o desenvolvimento da expressão pessoal. No fim, para alimentar ainda mais os sonhos das crianças, há capítulos que falam da sapatilha de ponta, usada apenas por bailarinas mais velhas, e do Pas de deux, quando um casal dança junto. Como uma primeira aula real de balé, o livro é simples, didático, bem ilustrada e, acima de tudo, lúdico e divertido.

Ioga

Da mesma coleção é o livro "Eu Adoro Ioga", prática tão difundida nos últimos anos no mundo. Voltado para crianças mais velhas, o texto explica em que consiste o exercício, qual a roupa adequada de usar e a filosofia que rege as ações de equilíbrio.

Já que o alvo são as crianças, um dos capítulos mostra como algumas brincadeiras podem ser aplicadas no ioga e dá bastante espaço para a hora do relaxamento.

"Eu Adoro Ioga", traduzido pela Publifolha, foi escrito por Mary Kate Chryssicas, que estudou ioga ashtanga, kundalini, hatha, iyengar e anusara. Ela completou seus estudos no Radiant Child Yoga Program, e treina crianças há mais de 15 anos.

Leia mais
  • Coleção aborda desenvolvimento do bebê até os três anos
  • Calendário para crianças apresenta os meses com histórias de fadas
  • Guia descreve 50 experiências para pais e filhos em viagem a Paris
  • Série decifra Marco Polo, Da Vinci, Einstein e Alexandre para crianças
  • Veja como se alimentar de forma correta seguindo os princípios da ioga

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre balé
  • Leia o que já foi publicado sobre ioga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página