Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 11h59

Desenho valioso de Sandro Botticelli é identificado na Alemanha

Publicidade

da Efe, em Berlim

O Kupferstichkabinett, museu de gravuras de Dresden (leste da Alemanha), atribuiu ao pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510) a autoria do desenho "Cabeça de criança", cujo autor era desconhecido até agora e que pertence aos valiosos acervos do Gótico tardio e do Renascimento italianos.

"Cabeça de criança" é um desenho de grande qualidade e traços delicados, que integra o acervo do museu de Dresden desde o século 18, mas que só agora teve seu autor identificado.

"Após dois anos de investigações descobriram que a autoria da imagem é de Alessandro di Mariano Filipepi Botticelli", explicou o restaurador da obra, Olaf Simon. "Levando em conta que apenas 15 desenhos de Botticelli são conhecidos no mundo, e é o primeiro que descobrimos em nossa coleção, ele tem um valor altíssimo", disse.

O acervo do Kupferstichkabinett de Dresden, que contém mais de meio milhão de desenhos, aquarelas, fotografias e gravuras, é considerado um dos mais valiosos do mundo e abriga obras de nomes como Alberto Durero, Rembrandt, Michelangelo ou Caspar David Friedrich.

Dresden conta também com croquis e desenhos de Toulouse-Lautrec, Pablo Picasso e Georg Baselitz, entre outros. O acervo do museu alemão tem obras de 11 mil artistas que viveram em oito séculos, mas raramente deixam o local devido a sua complicada conservação.

No entanto, o valioso desenho de Botticelli poderá ser visto em uma mostra no Kupferstichkabinett na primavera de 2008, segundo confirmou o museu.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Sandro Botticelli
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página