Publicidade
Publicidade
15/01/2007
-
09h55
LEILA SUWWAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O Discovery Channel começa nesta semana as filmagens para o documentário "Collision Over the Amazon" (Colisão sobre a Amazônia), que irá explorar o maior desastre aéreo da história do Brasil --a colisão do jato Legacy com o vôo 1907 da Gol no dia 29 de setembro-- e o "cenário difícil e fascinante" que surgiu depois, com o apagão aéreo vivido pelo país.
O programa deve ir ao ar entre julho e outubro, e deve ser transmitido em outros países da América Latina e nos Estados Unidos. O projeto está a cargo do produtor e diretor independente Alan Tomlinson.
Na visão de Tomlinson, o aspecto trágico do acidente tem forte apelo emocional: as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram, mas os sete a bordo do jatinho sobreviveram a uma colisão considerada quase impossível de acontecer.
Mas igualmente interessante, para ele, é o "mundo desconhecido" da aviação que foi desvendando em etapas a partir da colisão, composto de radares, transponders, radiofrequências e controladores de tráfego aéreo. Além do ângulo tecnológico e científico, Tomlinson quer mostrar os desdobramentos políticos do acidente, como o funcionamento e a crise do controle aéreo.
"A Discovery tem boa reputação de independência e temos tido cooperação. Mas não vamos contornar os aspectos políticos. Como poderíamos? As repercussões políticas foram consideráveis", disse Tomlinson à Folha por telefone.
Ele está finalizando o cronograma e pretende desembarcar em Brasília na próxima semana para começar a filmar, com equipe local. Irão entrevistar autoridades, familiares das vítimas, especialistas, sobreviventes, as empresas aéreas e controladores de tráfego.
Porém a produção do documentário sobre o vôo 1907 insiste que não terá aspectos "investigativos" nem irá tirar "conclusões". As investigações da Aeronáutica (com finalidade preventiva) e da Polícia Federal (inquérito criminal) ainda estão em curso.
"É uma colisão tão inusual, tão rara, que despertou a curiosidade do mundo inteiro sobre a segurança de vôo. As pessoas entram nos aviões sem nunca pensar sobre isso", disse.
A colisão ocorreu por uma sucessão de erros ou falhas: ambos os aviões voavam na mesma altitude em sentidos opostos, o transponder e o sistema anticolisão do jato não estavam operantes e o controle de tráfego aéreo não avistou ou alertou os pilotos para o risco.
Em um documentário anterior, para a mesma série "Discovery Hoje" do canal, Tomlinson contou o caso do acidente de mineração no México que deixou 65 mortos. "Além de revelar detalhes do mundo da mineração, queríamos mostrar como o episódio poderia ter sido diferente", disse.
Segundo ele, o Discovery Channel está investindo na produção de documentários locais na América Latina para evitar apenas a retransmissão de programas feitos para o público americano.
Leia mais
Band investe em "futebol descolado"
Sem cortes da Globo, vídeo de banho nu do "BBB7" cai na web
João Bosco cobra desculpas de diretor do especial sobre Elis
Filme inglês cria julgamento de Tony Blair por ações no Iraque
Especial
Confira o especial sobre o vôo 1907
Leia o que já foi publicado sobre o Discovery Channel
Tragédia da Gol vira documentário do Discovery Channel
Publicidade
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O Discovery Channel começa nesta semana as filmagens para o documentário "Collision Over the Amazon" (Colisão sobre a Amazônia), que irá explorar o maior desastre aéreo da história do Brasil --a colisão do jato Legacy com o vôo 1907 da Gol no dia 29 de setembro-- e o "cenário difícil e fascinante" que surgiu depois, com o apagão aéreo vivido pelo país.
O programa deve ir ao ar entre julho e outubro, e deve ser transmitido em outros países da América Latina e nos Estados Unidos. O projeto está a cargo do produtor e diretor independente Alan Tomlinson.
Na visão de Tomlinson, o aspecto trágico do acidente tem forte apelo emocional: as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram, mas os sete a bordo do jatinho sobreviveram a uma colisão considerada quase impossível de acontecer.
Mas igualmente interessante, para ele, é o "mundo desconhecido" da aviação que foi desvendando em etapas a partir da colisão, composto de radares, transponders, radiofrequências e controladores de tráfego aéreo. Além do ângulo tecnológico e científico, Tomlinson quer mostrar os desdobramentos políticos do acidente, como o funcionamento e a crise do controle aéreo.
"A Discovery tem boa reputação de independência e temos tido cooperação. Mas não vamos contornar os aspectos políticos. Como poderíamos? As repercussões políticas foram consideráveis", disse Tomlinson à Folha por telefone.
Ele está finalizando o cronograma e pretende desembarcar em Brasília na próxima semana para começar a filmar, com equipe local. Irão entrevistar autoridades, familiares das vítimas, especialistas, sobreviventes, as empresas aéreas e controladores de tráfego.
Porém a produção do documentário sobre o vôo 1907 insiste que não terá aspectos "investigativos" nem irá tirar "conclusões". As investigações da Aeronáutica (com finalidade preventiva) e da Polícia Federal (inquérito criminal) ainda estão em curso.
"É uma colisão tão inusual, tão rara, que despertou a curiosidade do mundo inteiro sobre a segurança de vôo. As pessoas entram nos aviões sem nunca pensar sobre isso", disse.
A colisão ocorreu por uma sucessão de erros ou falhas: ambos os aviões voavam na mesma altitude em sentidos opostos, o transponder e o sistema anticolisão do jato não estavam operantes e o controle de tráfego aéreo não avistou ou alertou os pilotos para o risco.
Em um documentário anterior, para a mesma série "Discovery Hoje" do canal, Tomlinson contou o caso do acidente de mineração no México que deixou 65 mortos. "Além de revelar detalhes do mundo da mineração, queríamos mostrar como o episódio poderia ter sido diferente", disse.
Segundo ele, o Discovery Channel está investindo na produção de documentários locais na América Latina para evitar apenas a retransmissão de programas feitos para o público americano.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice