Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 09h41

Paris recebe escultura de Oscar Niemeyer

Publicidade

FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo

Amanhã, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer terá a escultura "Uma Mulher, uma Flor, Solidariedade" inaugurada, em Paris, com a presença do prefeito da cidade, Bertrand Delanoë, e a embaixadora brasileira na França, Vera Pedrosa. A obra ficará instalada no parque Bercy, na saída da passarela Simone de Beauvoir, que atravessa o rio Sena e une o parque à Biblioteca Nacional da França. A passarela, projeto do arquiteto austríaco radicado na França Dietmar Feichtinger, foi inaugurada no fim do ano passado.

Divulgação
Escultura instalada no parque Bercy, situado próximo à Biblioteca Nacional da França, em Paris
Escultura instalada no parque Bercy, situado próximo à Biblioteca Nacional da França, em Paris
A escultura de Niemeyer, com seis metros de altura e onze de comprimento, foi planejada para constar da programação do Ano do Brasil na França, em 2005, e teve patrocínio do Carrefour. Por conta dos atrasos, ela "passou a fazer parte das festividades do centenário do Niemeyer", conta o produtor brasileiro Emílio Kalil.

"Ela é menos uma escultura e mais um desenho no espaço" disse Niemeyer à Folha. Para o arquiteto, a obra é "uma nova forma de apresentar meu conhecimento de escultura, não é um trabalho figurativo, mas ele lembra a forma de uma flor e de uma mulher". E a solidariedade? "Ah, isso é uma sinalização de que o mundo pode ser melhor, mais simples, quando houver ajuda de um ao outro, que são as únicas coisas que podem dar dignidade ao ser humano", disse o arquiteto.

Em Paris, ele também é autor da sede do Partido Comunista Francês, obra iniciada em 1967, que possui uma cúpula no estilo do Congresso Nacional, em Brasília, e de um edifício sinuoso, que lembra o Copan, em escala menor.

Niemeyer viveu em Paris na época da concepção do projeto. "Nunca vou esquecer os anos que passei na França, pois ficava nos cafés vendo as turmas mais exóticas e as mulheres mais lindas caminhando", disse o arquiteto, que tem mais de 600 projetos realizados em diversas partes do mundo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Oscar Niemeyer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página