Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 12h44

Retrato de Ana Bolena é confirmado como autêntico

Publicidade

da Ansa, em Londres

O único retrato conhecido de Ana Bolena (1507-1536), a segunda das seis mulheres do rei Henrique 8º da Inglaterra, foi confirmado como uma obra autêntica, pintada pelo artista Hans Holbein.

Este quadro, que há 30 anos foi retirado da Coleção Real de Londres por ter sido considerado falso, foi autenticado como a única descrição fiel de Ana Bolena. A obra data de 1530 e inclui o nome da rainha.

Bendor Grosvenor, historiador que junto ao especialista da dinastia Tudor, David Starkey, conseguiu identificar o quadro como verdadeiro, declarou que a peça artística é única em seu valor historiográfico.

O desenho fará parte de uma exibição de retratos da dinastia Tudor no Museu Philip Mould Historical Portraits, intitulado "Lost Faces".

Ana Bolena era a dama de companhia de Catarina de Aragão, a primeira esposa de Henrique 8º. Casou-se com o monarca em 1533 quando já estava grávida de uma menina, que seria coroada Elizabeth 1ª.

O fato de não ter conseguido engravidar de um herdeiro homem levou Henrique 8º a anular o casamento. Ana Bolena foi acusada de adultério, incesto e heresia, e foi decapitada na Torre de Londres em 1536.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ana Bolena
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página