Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 19h45

Festival Cinesul homenageia Hugo Carvana

Publicidade

da Folha Online

Prestes a completar de 70 anos, o ator e diretor Hugo Carvana será um dos homenageados da 14ª edição do Cinesul --Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo--, acontece entre os dias 12 e 14 de junho no Rio.

TV Globo/Divulgação
O ator Hugo Carvana, que será homenageado no Cinesul 2007
O ator Hugo Carvana, que será homenageado no Cinesul 2007
O festival também vai homenagear o diretor argentino Leonardo Favio e a atriz cubana Daisy Granados.

Além das três mostras competitivas com a exibição de 63 filmes, o Cinesul 2007 também terá exibições de produções espanholas feitas pela ECAM (Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid) e outra com curtas mexicanos.

A organização do Cinesul recebeu este ano a inscrição de cerca de 500 produções do Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Uruguai, Portugal, Bolívia, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, México e Cuba. Foram selecionados para a mostra competitiva dez longas de ficção, dez documentários e 43 vídeos de curta e média-metragem.

Divulgação
Cena do filme argentino "Solos", de José Glusman
Cena do filme argentino "Solos", de José Glusman
Entre os filmes de média e curta-metragem que participam da mostra competitiva estão as ficções venezuelana "Adan y Eva", de Laura Muñoz, a brasileira "Justica ao Insulto", de Bruno Jorge, a animação ítalo-brasileira "A Pequena Ilusão", de Tomás Creus e Lavinia Chianello, e o documentário panamenho "Un Dia en La Joya", de Abner Bernaim.

Na categoria longas documentais foram selecionados dez filmes, entre eles o brasileiro "Jardim Ângela", de Evaldo Mocarzel, o espanhol "El Reverso de la Realidad", de Alejandro Alvarado e Concha Barqueiro, o chileno "Cruel Separación", de Sarah Boston e o argentino "Madres con Ruedas", de Mario Piazza.

Na categoria longas de ficção estão o peruano "Mariposa negra", de Francisco Lombardi, o cubano "La Edad de La Peseta", de Pavel Giraud; o equatoriano "Que Tán Lejos", de Tania Hermida e o argentino "Solos", de José Glusman.

Desda a edição do ano passado o Cineseul passou a receber nas mostras competitivas trabalhos produzidos na Península Ibérica.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cinesul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página