Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2001 - 04h02

'Gladiador' e 'Quase Famosos' são os vitoriosos do Globo de Ouro

Publicidade

da Folha Online

O império romano de "Gladiador" e o rock n'roll de "Quase Famosos" foram os principais vencedores da 58ª edição do Globo de Ouro _encarado como uma prévia do Oscar. Os prêmios são escolhidos por 84 jornalistas de Hollywood.

"Gladiador", estrelado por Russell Crowe, recebeu o prêmio de melhor drama. O filme conta a história de um vitorioso general romano que perde poderes após uma guerra e volta a Roma como escravo e gladiador para se vingar do assassinato de sua família.

"Quase Famosos", de Cameron Crowe, levou o prêmio de melhor comédia/musical. Baseado na experiência do diretor, que aos 16 anos de idade acompanhou uma turnê do Led Zeppelin, narra o abrupto sucesso de uma banda fictícia de rock dos anos 70.

Após receber o prêmio, Crowe agradeceu sua mãe por tê-lo deixado viajar com a banda quando era apenas um garoto. "Eu a convenci de que eles eram 'bons' amigos", disse ele nos bastidores.

"Quase famosos" levou ainda o prêmio de melhor atriz coadjuvante com Kate Hudson.

Entre os mais cotados, "Gladiador" acabou recebendo apenas mais um Globo de Ouro, o de melhor trilha original.

Tom Hanks ("O Náufrago") foi escolhido melhor ator de drama. George Clooney ("E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?") ganhou como melhor ator de comédia/musical.

Julia Roberts ("Erin Brockovich - Uma Mulher De Talento") já estava extremamente cotada e confirmou o Globo de Ouro de melhor atriz de drama. Renee Zellweger ("A Enfermeira Betty") ficou com o de melhor atriz de comédia/musical.

Ang Lee também foi um dos grandes vencedores da noite com o seu "O Tigre e o Dragão". Recebeu os prêmios de melhor diretor e melhor filme estrangeiro.

"Traffic" ficou com os prêmios de melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Benicio Del Toro). A música "Things Have Changed" recebeu o Globo de Ouro de melhor canção original pelo filme "Garotos Incríveis".

Al Pacino foi homenageado com o prêmio Cecil B. de Mille pelo conjunto de sua obra.


Leia mais
  • Veja lista com todos os vencedores

  • Leia especial do Fovest sobre "Gladiador"

  • Benicio del Toro e Kate Hudson levam primeiros Globo de Ouro

  • Martin Sheen ganha Globo de Ouro e cita Jesse Jackson

  • Robert Downey Jr. ganha Globo de Ouro com série de TV
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página