Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2001 - 09h01

Milton Santos trabalha com "quatro brasis" em novo livro

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Esqueça as aulas ginasiais de afluentes da margem direita do rio Amazonas. "O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século 21" é um livro de geografia, mas de geografia humana.

As 500 páginas da obra dissecam as especificidades do território brasileiro, mas usam como mediação o homem: o como, porquê, para quê e onde da interação dele com o espaço geográfico.

Dissecar não é exagero. A viagem pelo Brasil com Milton Santos inclui desde o mapeamento nacional de shopping centers até a descrição da distribuição territorial dos frigoríficos, passando pelo rastreamento do uso de telefonia celular no país e pelo impacto da adoção de código de barras em supermercados brasileiros.

A miríade de informações reunida no trabalho não tem a pretensão de formar um catálogo enciclopédico brasileiro. Com a palavra, Milton Santos: "O livro é um retrato das novas quantidades e sobretudo das novas qualidades do território que, vistas de maneira dinâmica, oferecem, ao mesmo tempo, fundamentos para vislumbrar tendências".

Um dos exemplos dessas tendências examinadas pelo geógrafo é a da urbanização acelerada do Nordeste. "Acredito que os Estados do Nordeste se atrasaram do ponto de vista da urbanização. Tiveram um ritmo mais lento. Os levantamentos que fizemos mostram uma corrida para as cidades", explica o geógrafo, sobre um dos quatro "brasis" que diz ter encontrado "grosseiramente" no Brasil.

Além do Nordeste, os outros "brasis" seriam a Região Concentrada, nome que atribui à extensão que cobre o Sul e o Sudeste do país, o Centro-Oeste e a Amazônia.

"Puxo a brasa para a minha sardinha", brinca Santos, "faço uma divisão regional a partir da minha teoria". No caso do geógrafo, falar em teoria e empirismo não é tarefa simples. "Buscamos um nível de generalidade entre o teórico e o empírico", explica o professor, que agora está usando esse mesmo trançado para escrever um estudo sobre a cidade de Salvador, a ser publicado em coleção da editora Record sobre as metrópoles brasileiras.

Livro: O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século 21
Autores: Milton Santos e María Laura Silveira (com estudos de Maria Angela Faggin, Marcos Xavier, Cilene Gomes, Fabio Contel, Soraia Ramos, Eliza Almeida, Lídia Antongiovanni e Adriana Bernardes)
Editora: Record
Quanto: R$ 45
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página