Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2003 - 12h29

Juiz dá 120 dias para a Microsoft incluir o Java no Windows

da Folha Online

A Microsoft terá um prazo de 120 dias para lançar uma versão da linguagem de programação Java, da Sun Microsystems, para o Windows, segundo determinou o juiz norte-americano J. Frederick Motz. A decisão foi o meio termo entre as solicitações das empresas. A Sun queria que o prazo fosse de 90 dias, enquanto a Microsoft solicitou 180 dias para incluir o Java no Windows.

Com a decisão do juiz, a Microsoft terá quatro meses para apresentar um novo pacote de atualizações para o Windows XP --Service Pack 2.

Motz diz que quer assegurar que o Java seja incluído no Windows o quanto antes. E explica que no futuro, a Microsoft pode solicitar tempo extra, desde que com uma boa razão.

Além disso, Motz voltou atrás em duas decisões tomadas na semana passada para liberar a Microsoft de outros dois processos movidos contra ela pela Sun. O juiz disse que entendeu errado as questões que os processos envolviam.

Ainda ontem, Jim Desler, porta-voz da Microsoft disse que a proposta da Sun era "ambígua, muito ampla e exigiria muito tempo, sem razão".

O Java permite que programadores escrevam software para rodar em todos os tipos de computadores, quer usem o Windows, o Mac OS ou qualquer outro sistema operacional. Quando visitam sites com jogos ou outros aplicativos, os usuários rodam Java sem nem perceber.

A Sun Microsystems alega que a Microsoft ganhou uma vantagem injusta ao entregar o Windows --usado por mais de 90% dos PCs mundiais-- com uma versão desatualizada do Java, que é inútil para os seus usuários.

Além disso, a Sun quer que a Microsoft notifique seus consumidores sobre a nova versão do Java através de todos os seus serviços de atualização para o Windows e Internet Explorer.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página