Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2003 - 14h05

Uso prolongado do computador pode levar à morte, diz estudo

da Folha Online

Uma equipe de pesquisadores da Nova Zelândia, liderada por Richard Beasley, do Instituto Malaghan de Pesquisas Médicas, identificou um caso de morte por uso excessivo do PC.

Assim como acontece com longas viagens, que podem causar trombose venosa --o que os especialistas chamam de "síndrome da classe econômica"--, um homem de 32 anos teria morrido depois que seu sangue coagulou por causa do longo tempo que passou sentado, em frente ao computador.

De acordo com os pesquisadores, o homem não tinha tendência ou fatores de risco de coagulação do sangue, mas perdeu a consciência poucas semanas depois de sofrer um grande inchaço na panturrilha (batata da perna).

Os pesquisadores atribuem o ocorrido a uma trombose venosa aguda, que teria coagulado seu sangue e transportado esse coágulo até o pulmão.

A causa aparente: ele teria trabalhado em frente ao PC por mais de 18 horas seguidas.

Os pesquisadores sugerem chamar a descoberta de "e-Trombose". "Não sabemos ainda o quão comum a e-Trombose pode se tornar", disse Beasley. "Ainda não começamos a revisar os casos de pacientes internados com sintomas de trombose, mas não deve ser um caso isolado."

A revista New Scientist sugere atividades para evitar o acidente. É aconselhável levantar e esticar as pernas a cada poucas horas de trabalho. Se você trabalha em frente ao computador, a dica é erguer as pernas de tempos em tempos e circular pelo local de trabalho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página