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10/02/2003
-
15h11
Com o intuito de controlar e remunerar melhor músicos e compositores cujos trabalhos são distribuídos também na internet, uma organização setorial da indústria fonográfica lançou hoje uma espécie de etiqueta eletrônica para controlar as vendas de música via web.
O Grid (abreviação para Global Release Identifier) é um código semelhante ao CUP (Código Universal de Produtos) --aquele de barras encontrado em CDs ou fitas cassete nas lojas de discos. O objetivo é acompanhar cada venda de música na forma de download ou stream on-line por gravadoras, lojas ou distribuidores, como alguns grandes provedores de internet.
Essas iniciativas de fiscalização são consideradas vitais para um setor que está abalado com queda nas vendas, agravadas pela desaceleração da economia mundial e pelo crescimento na pirataria on-line de música.
Com o Grid, os revendedores pagarão uma taxa anual de US$ 245 para ter direito de emitir um rótulo de identidade para os milhões de canções vendidas pela internet.
Cada faixa de um disco será distribuída com um número de série Grid único. Como um código de barras, essa identidade será reportada às agências e sociedades de arrecadação de direitos autorais, de modo que os artistas possam ser remunerados pelas vendas.
A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) e a Riaa (Associação da Indústria Fonográfica da América) vêm desenvolvendo esse padrão há dois anos. "Se for executado de maneira apropriada, os artistas e compositores serão pagos devidamente pela venda de seus trabalhos online", disse Paul Jessop, vice-presidente de tecnologia da IFPI.
Ele acrescentou que a iniciativa Grid é um sistema voluntário, e que a taxa seria, inicialmente, coberta pelos revendedores.
Jessop alertou que o sistema de identificação não foi criado e nem servirá para acompanhar as canções que terminam nas redes de troca de arquivos, uma das grandes fontes de pirataria no setor.
Com agências internacionais
Indústria da música cria sistema para controlar vendas on-line
da Folha OnlineCom o intuito de controlar e remunerar melhor músicos e compositores cujos trabalhos são distribuídos também na internet, uma organização setorial da indústria fonográfica lançou hoje uma espécie de etiqueta eletrônica para controlar as vendas de música via web.
O Grid (abreviação para Global Release Identifier) é um código semelhante ao CUP (Código Universal de Produtos) --aquele de barras encontrado em CDs ou fitas cassete nas lojas de discos. O objetivo é acompanhar cada venda de música na forma de download ou stream on-line por gravadoras, lojas ou distribuidores, como alguns grandes provedores de internet.
Essas iniciativas de fiscalização são consideradas vitais para um setor que está abalado com queda nas vendas, agravadas pela desaceleração da economia mundial e pelo crescimento na pirataria on-line de música.
Com o Grid, os revendedores pagarão uma taxa anual de US$ 245 para ter direito de emitir um rótulo de identidade para os milhões de canções vendidas pela internet.
Cada faixa de um disco será distribuída com um número de série Grid único. Como um código de barras, essa identidade será reportada às agências e sociedades de arrecadação de direitos autorais, de modo que os artistas possam ser remunerados pelas vendas.
A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) e a Riaa (Associação da Indústria Fonográfica da América) vêm desenvolvendo esse padrão há dois anos. "Se for executado de maneira apropriada, os artistas e compositores serão pagos devidamente pela venda de seus trabalhos online", disse Paul Jessop, vice-presidente de tecnologia da IFPI.
Ele acrescentou que a iniciativa Grid é um sistema voluntário, e que a taxa seria, inicialmente, coberta pelos revendedores.
Jessop alertou que o sistema de identificação não foi criado e nem servirá para acompanhar as canções que terminam nas redes de troca de arquivos, uma das grandes fontes de pirataria no setor.
Com agências internacionais
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