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14/07/2003 - 15h03

87% dos usuários de redes de troca de arquivos compram CDs

da Folha Online

Um estudo realizado pela empresa de pesquisas de mercado Music Programming revelou que 87% de 500 usuários de serviços de troca de músicas pela internet compram CDs depois de ouvir a determinadas músicas na rede.

A pesquisa sugere que esse usuários adotam as redes P2P (peer-to-peer) como ferramenta para "testar as músicas antes de comprá-las", e diz que a indústria fonográfica pode estar dando um tiro no próprio pé ao chamá-los de "piratas".

Entre as razões mencionadas pelos entrevistados para explicar o motivo pelo qual baixam músicas da internet, as mais populares foram "para conferir músicas que nunca escutei, mas sobre as quais já ouvi falar" --citada por 75% deles-- e "para me ajudar a decidir sobre a compra do CD" --resposta de 66% dos internautas.

Por outro lado, a pesquisa revelou que os discos "single" (com apenas uma música) são duramente afetados pelos serviços de troca de arquivos pela internet. Apenas 12,5% dos entrevistados disseram que comprariam um CD single depois de ter conseguido a música pela internet.
 

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