Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 11h02

Baixe softs para saber se o destinatário leu o seu e-mail

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Uma falha do correio eletrônico é a incerteza: quem nunca quis saber se suas mensagens realmente foram abertas pelos destinatários? O programa de e-mail Outlook Express tem um recurso de confirmação de recebimento, mas ele funciona mal .

Muito mais eficazes, os serviços de e-mail registrado são uma opção interessante. Esses serviços empregam técnicas sofisticadas, mas são fáceis de usar: geralmente, basta se cadastrar e adicionar um sufixo especial aos endereços dos destinatários das suas mensagens .

O melhor serviço de confirmação é o ReadNotify (www.readnotify.com). Além de enviar uma mensagem avisando que o seu e-mail foi aberto pelo destinatário, o ReadNotify oferece uma série de recursos adicionais.

Por exemplo: a confirmação inclui um mapa mostrando a cidade em que se encontra o destinatário do e-mail e informa em que horário a mensagem foi aberta.

O usuário também pode proteger suas mensagens, impedindo que elas sejam encaminhadas ou impressas e fazendo com que se autodestruam após 60 segundos.

Esse recurso não é perfeito --pessoas com bons conhecimentos de informática podem burlar as limitações--, mas é interessante.

Se você quiser testá-lo, basta se cadastrar no ReadNotify e acrescentar o sufixo .selfdestructing.readnotify.com aos endereços dos destinatários.

Não é preciso instalar nenhum programa: o ReadNotify funciona com todos os softs de correio e é compatível com serviços de webmail, como o Hotmail.

O serviço também oferece um recurso inovador: permite incluir confirmações de abertura em textos do Word, planilhas do Excel e apresentações do PowerPoint. Dessa forma, você receberá um e-mail avisando quando os documentos forem abertos (algo útil em empresas).

O ReadNotify pode ser testado gratuitamente por 14 dias, mas, a partir daí, custa US$ 4 mensais.

Uma alternativa gratuita é o programa MSG TAG (www.msgtag.com), que trabalha de maneira similar. A desvantagem do MSG TAG é que ele não funciona com webmails e insere uma imagem visível nas mensagens, ou seja, o destinatário (que não precisa instalar o soft) percebe que o recebimento do e-mail está sendo monitorado. Para eliminar o aviso, é preciso comprar a versão Plus (US$ 20).

Editoria de Arte/Folha Imagem
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página