Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2004 - 16h48

Navegador Opera ganha versão para Windows Mobile

Publicidade

da Folha Online

A Opera, desenvolvedora norueguesa do navegador de mesmo nome, anunciou nesta terça-feira que vai lançar uma versão do browser para o sistema operacional Windows Mobile.

Há um ano e meio, a empresa disse que não iria lançar aplicativos para o sistema da Microsoft, voltado para telefones celulares e PDAs. A companhia, entretanto, mudou de idéia por causa de pedidos de fabricantes de equipamentos.

"Nossos clientes estão pedindo [o aplicativo]", disse Rolf Assev, vice-presidente de negócios, marketing e alianças estratégicas da Opera, ao site "CNET News.com" (news.com.com). "Só agora estamos vendo demanda que justifique uma versão do Opera para o Windows Mobile."

Segundo Assev, os fabricantes de celulares mais avançados estão interessados no Windows Mobile. Apesar de esses aparelhos custarem mais e serem menos populares, eles respondem por uma parcela lucrativa do mercado.

Um estudo do instituto de pesquisa Canalys afirma que a Microsoft tem apenas 4% de participação no mercado de sistemas operacionais para celulares. O sistema Symbian é o mais usado, em 94% dos telefones.

A Opera se recusou a dizer quais fabricantes de celulares pediram uma versão do navegador para o Windows Mobile, mas disse que três grandes empresas pediram o aplicativo.

A empresa norueguesa tem versões do Opera para vários sistemas operacionais, entre eles o Windows, o Linux e o Mac OS. Mas é no mercado de browsers para celulares que ela aposta suas fichas.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre navegadores de internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página