Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2004 - 12h30

Brasileiros batem recorde de tempo na web, com média de 14 horas mensais

Publicidade

da Folha Online

O tempo de navegação dos 11,6 milhões de internautas domiciliares brasileiros bateu recorde no mês de outubro. Foram, em média, 14 horas e 16 minutos on-line. Essa é a maior marca registrada pelo Ibope/NetRatings desde que o grupo iniciou suas operações no Brasil, em setembro de 2000.

No período, somente o Japão apresentou maior intensidade no uso domiciliar da rede, com média de 15 horas e 27 minutos.

O Ibope explica o aumento com a alta adesão da banda larga. Em janeiro, os internautas com internet rápida representavam 36,6% do total --em setembro, esse índice passou para 44,1%.

Os usuários em banda larga navegam em média 20 horas mensais, contra 8 horas dos usuários de linha discada, e são responsáveis por mais de 70% do total de páginas vistas da internet brasileira.

Alteração estrutural

"Enquanto não ocorrer uma alteração estrutural no modelo de acesso, como a introdução de uma tarifa plana para uso ilimitado, acompanhada de significativa redução do preço dos computadores ou medidas similares, o crescimento do uso domiciliar vai ocorrer de forma mais acentuada em cima da migração da base de usuários existentes para a banda larga do que com a conquista de novos internautas", diz Marcelo Coutinho, diretor de Serviços de Análise do Ibope/NetRatings.

No primeiro semestre, o grupo realizou uma pesquisa mostrando que o percentual de usuários domésticos interessados em adquirir conexões de banda larga era superior ao percentual de não internautas interessados em começar a acessar a web.

Muitos portais se interessam por este público, que tende a freqüentar mais sites de comércio eletrônico e finanças do que a média dos usuários. "Estudos nos EUA indicam que o usuário de banda larga tende a realizar mais transações financeiras e efetuar gastos maiores nos sites de varejo online. Temos indicadores de que o mesmo padrão se aplica ao Brasil", afirma Coutinho.

No segmento financeiro, todos os grandes bancos possuem mais de 50% dos usuários em banda larga. O Bradesco ocupa o primeiro lugar em percentual (63%). Além disso, mais de 80% dos visitantes de sites de conteúdo audiovisual têm banda larga.

Especial
  • Leia outras pesquisas do IBOPE/NetRatings
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página