Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2006 - 10h48

"A Wikipédia não é anarquia", diz fundador da enciclopédia

Publicidade

SÉRGIO VINÍCIUS
Enviado especial da Folha de S.Paulo ao Rio

Em maio deste ano, Jimmy Wales foi considerado pela revista "Time" uma das cem personalidades mais influentes do mundo, sendo um dos primeiros na lista de pessoas ligadas à ciência e à pesquisa. Essa fama é devida à sua criação mais popular, o portal Wikipédia, uma enciclopédia on-line livre e colaborativa, criada em janeiro de 2001.

Todo o conteúdo da enciclopédia está licenciado sob GNU Free Documentation License, patente que permite aos usuários editar e alterar os verbetes. Ela tem mais de 3,5 milhões de artigos em 205 idiomas e dialetos. "O conteúdo pode ser editado e incluído por qualquer pessoa", diz Wales.

"Mas há uma série de colaboradores que filtram cuidadosamente o que entra na página. Esse é nosso modo de tentar minimizar as falhas." Na semana passada, Wales veio pela segunda vez ao Brasil, para participar do iSummit, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele falou à Folha. Veja os principais trechos da entrevista.

FUTURO - "De forma geral, é impossível fazer uma previsão específica sobre a Wikipédia. Entretanto, acredito que os próximos passos dirão respeito a um aumento considerável de conteúdo em línguas que são minoria hoje, como o chinês."

O FIM - "Não acredito que um dia a Wikipédia estará completa. Ela não terá fim do ponto de vista de conteúdo, já que o conhecimento humano nunca terá fim. Assim, tanto o conhecimento quanto a Wikipédia estarão sempre crescendo."

MERITOCRACIA - "As pessoas pensam que a Wikipédia é uma anarquia, mas a base dela é a meritocracia, na qual o conteúdo e as ações dos colaboradores mais confiáveis e ativos têm mais destaque que a de outros. Esse tipo de método é baseado em mérito. Trata-se de um sistema muito bom, e é, sim, hierarquizado. Esse é o modelo que a Wikipédia vai continuar trilhando, de acordo com as mudanças que estamos tendo de implantar aos poucos, para dar mais confiabilidade à enciclopédia."

CONHECIMENTO - "Um dos maiores méritos da Wikipédia é ser feita por pessoas ao redor do mundo, com conhecimentos e vivências diferentes. Isso transforma um conhecimento específico em algo partilhado entre todos."

NUPEDIA - "A principal diferença entre a Nupedia (projeto de enciclopédia de Wales, antecessor da Wikipédia) e a Wikipédia é a diversão. A Nupedia era um projeto sisudo, em que os artigos eram cuidadosamente revisados antes de ir ao ar. Já na Wikipédia há uma maior abertura para quem contribui com conteúdo. Todo o processo de contribuição com a Wikipédia é divertido,o que não ocorria com a Nupedia."

Leia mais
  • Erramos: "A Wikipédia não é anarquia", diz fundador da enciclopédia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página