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30/08/2006 - 13h59

Especialistas dão dicas para o sucesso dos blogs

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MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Interesses em comum são a cola que faz com que os internautas grudem os olhos em determinados diários virtuais. Alguns cuidados, no entanto, podem engrossar o caldo de sua audiência.

Para Roger Rocha, professor de criação para internet da Miami Ad School, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é importante que o blogueiro lance mão de um ponto de vista independente. "O estilo pessoal é o que dá o molho. É interessante para os visitantes conhecer aquele ponto de vista, comprometido com valores individuais e desvinculado de linhas editoriais corporativas", afirma.

Segundo Rocha, os blogs que tendem a fazem uma simples compilação de notícias não funcionam por não terem um ponto de vista consolidado. O professor afirma ainda que a relevância e o grau de atualização da página também são decisivos para que o diário vingue.

"Um blog será do tamanho da audiência que se interessar por aquele determinado assunto", diz Pedro Cabral, presidente da AgênciaClick, especializada em publicidade on-line. Para ele, o autor de um blog de sucesso tem, basicamente, duas opções de papel a assumir: ser um especialista no assunto que aborda ou se firmar um comunicador habilidoso.

"Se, por exemplo, eu tenho um ótimo gosto musical e meus amigos me vêem como referência no assunto, posso escrever um blog sobre isso e assumir o papel de expert. Outra possibilidade é que meus amigos me enxerguem como alguém que sabe quais são os blogs mais legais, o que me faz ser um comunicador", explica.

Ao alcance de todos

De acordo com Cabral, qualquer um pode conseguir uma audiência de 200 pessoas mensalmente. O número calculado por ele leva em conta alguém que tenha um perfil na rede social Orkut, cujas páginas têm um acesso mediano de 150 visitas mensais, e que mantenha cerca de cinco contatos diariamente em um programa comunicador instantâneo.

Divulgar o diário entre as pessoas mais próximas a você é o primeiro passo para que ele se torne conhecido --ainda mais porque, em se tratando de internet, a propaganda boca a boca é a alma do negócio.

Nichos

Se seu blog não incitar multidões, no entanto, não se sinta derrotado. A pulverização da audiência também faz parte da dinâmica da rede.

"É o fenômeno da fragmentação da mídia. Cada vez mais as pessoas vão buscar seus iguais, com interesses em comum", analisa Cabral.

A escritora Ivana Arruda Leite (doidivana.zip.net), concorda. "Gosto de falar para os meus iguais. Gente demais me dá aflição", conta ela, que diz que, em sua fantasia, bloga como se estivesse em uma sala de visitas.

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