Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 09h36

TV, som e computador se combinam e se comunicam para revolucionar diversão

Publicidade

PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo

O conteúdo digital --fotos, vídeos e músicas armazenados no computador-- já é uma realidade na nossa vida. Com o barateamento das televisões de plasma e de LCD, cada vez mais "inteligentes", fica mais fácil interligar sistemas de diversão --como TV e som-- com o supostamente mais sisudo computador, que caminha para ser central de entretenimento.

As fabricantes correm para lançar produtos que facilitem essa integração, e a CES 2007 (Consumer Electronics Show, feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas) já demonstra que a disputa nesse terreno será acirrada -até os videogames entram na corrida.

Os micros começam a vir com controle remoto e software próprio para exibir vídeos e fotos em telas grandes. O Media Center do novo Windows, o Vista, promete melhorar o serviço hoje oferecido no XP, reunindo o conteúdo multimídia do usuário em uma interface mais fácil de navegar.

Os computadores da Apple vêm com o software FrontRow e com um controle remoto, para assistir a DVDs, mostrar fotos e tocar músicas.

Já os videogames se conectam à internet e também armazenam conteúdo multimídia.

Rede

Com uma rede sem fio Wi-Fi, é possível acessar de qualquer computador da casa os conteúdos guardados nas outras máquinas do usuário. O próximo passo é ligar à rede sem fio eletrodomésticos como TV e som, para enviar a eles diretamente conteúdo baixado da internet ou armazenado no micro.
Também é possível interligar a TV e o aparelho de som ao conteúdo digital de forma mais simples. A maioria das televisões de plasma e de LCD pode ser ligada ao computador de forma fácil; o aparelho age como um monitor gigante.

Vídeos guardados no disco rígido e em DVDs podem então ser assistidos na tela grande.

Já no caso da música armazenada em MP3, a solução mais simples é ligar o computador a alto-falantes ou a um aparelho de som. Nesse caso, porém, é necessário trocar de faixa ou aumentar o volume no próprio micro. Outra solução são aparelhos de som que guardam as músicas em um disco rígido próprio e as transmitem, sem fio, a estações em outros cantos da casa do usuário.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Consumer Electronics Show
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página