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02/02/2007 - 07h59

Usabilidade é popular graças a seu retorno financeiro, diz Jakob Nielsen

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VAGNER FIGUERÊDO DE SANTANA
da Folha Online
POLLYANA NOTARGIACOMO MUSTARO
Colaboração para a Folha Online

Fruto da popularização da internet e da crescente oferta dos mais variados serviços on-line, o termo usabilidade é a bola da vez. Para Jakob Nielsen, um dos maiores especialistas na área e um dos diretores da Nielsen Norman Group (empresa especializada em consultoria e treinamento em usabilidade), a popularidade vem do fato de que um produto fácil de usar dá retorno financeiro.

Divulgação
Especialista em usabilidade Jakob Nielsen
Especialista em usabilidade Jakob Nielsen
O conceito, contudo, é mais amplo e se refere à capacidade de um produto qualquer ser utilizado por seus usuários de maneira que eles atinjam seus objetivos com eficiência e satisfação. De forma complementar, o advento da usabilidade se relaciona em grande parte ao design e avaliação de interfaces humano-computador.

Nielsen tem colaborado com esta área como autor de diversos livros, dentre os quais se destacam "Engenharia de Usabilidade" e "Projetando Websites", e com a coluna "Alertbox". Ele também fundou a engenharia econômica de usabilidade ou "discount usability engineering", que tenta apoiar as iniciativas simples e de custo reduzido para aprimorar interfaces, utilizando-se, principalmente, de diretrizes de usabilidade (princípios básicos utilizados para evitar erros bastante conhecidos).

Em entrevista à Folha Online por e-mail, Nielsen comenta que entre os maiores desafios da área de pesquisa em usabilidade está o aprimoramento de mecanismos de busca e de interpretadores mais sofisticados para eles.




Folha Online - O que torna a usabilidade mais popular ano após ano?

Jakob Nielsen - Que ela funciona. Ela fornece as informações sobre o que os usuários realmente fazem e necessitam, ao contrário do que eles possivelmente "diriam" que querem ou mesmo do que os designers poderiam especular em salas de reuniões sobre o que os usuários pudessem querer. Quando você projeta baseado em fatos empíricos [comprovados por experiências], seu projeto obterá mais sucesso do que se projetar com base em suposições.

Companhias descobriram que obtêm mais lucro de seus websites quando seguem diretrizes de usabilidade e administram testes de usabilidade, e é por isso que eles a utilizam mais. Não que as companhias desejem ser boas e ajudar a humanidade, é que elas desejam ganhar mais dinheiro. É sorte nossa que a forma de se ganhar mais dinheiro na web é projetar para humanos.

Folha Online - Qual é o maior desafio na pesquisa sobre usabilidade?

Nielsen - Há um grande número de coisas que não foram solucionadas ainda. Uma que tem grande impacto comercial é como fazer com que pessoas utilizem [ferramentas de] busca de uma maneira mais poderosa em vez de simplesmente digitar uma ou duas palavras. A reformulação de perguntas ajudaria os usuários a encontrar de forma melhor as informações, mas interfaces atuais não são boas para encorajar usuários a variarem suas buscas de formas inteligentes.

Eu também penso que é um grande desafio conseguir que mais companhias conduzam seus estudos de usabilidade com uma metodologia melhor. É bom que mais companhias atentem para a usabilidade, mas é ruim que muitas delas utilizem metodologias pobres. Eu tenho dedicado muito tempo neste ano e no ano passado para buscar maneiras de ensinar mais pessoais como melhorar seus estudos.

Folha Online - Você acha que a análise de usabilidade poderia ser totalmente automatizada nos próximos anos? Se sim, em quantos anos você espera que isso ocorra?

Nielsen - Não. Muitas decisões relacionadas à usabilidade se referem a facilidade de interpretar texto, imagens, ou outro conteúdo. Computadores não podem compreender o conteúdo de um texto livre, e não serão capazes de fazê-lo nos próximos anos. Interpretação de imagem é ainda menos avançada. Não é suficiente apenas efetuar reconhecimento de imagem, como reconhecer que algo é uma face ou que é o rosto de uma determinada pessoa. Computadores podem concluir esta simples tarefa com dificuldade, mas isso não é o suficiente para julgar se uma figura é adequada para ilustrar um ponto específico em um texto.

Folha Online - Qual é a importância da revisão de diretrizes de usabilidade em um projeto de interface humano-computador?

Nielsen - Revisões de diretrizes são muito importantes, porque é a maneira de aprendermos com o passado. Diretrizes de usabilidade se desenvolvem quando observamos o mesmo fenômeno repetidamente em vários estudos diferentes. Após certo tempo determinamos que esse fenômeno é algo generalizável e não apenas uma peculiaridade de algum design específico que estejamos testando. Não há razão para futuros projetos continuarem cometendo os mesmos erros, uma vez que algo vem sendo visto um número suficiente de vezes para se tornar uma diretriz.

Embora sejam importantes, diretrizes não são suficientes para uma usabilidade ideal. Sempre haverá casos específicos de usabilidade que somente aparecerão no contexto de um projeto em particular, e esses tópicos não podem ser identificados apenas com diretrizes. Para encontrá-los exige-se testes com usuário.

Folha Online - Você acha que diretrizes de usabilidade são duradouras porque ainda utilizamos interfaces humano-computador em duas dimensões?

Nielsen - Algumas diretrizes de usabilidade se referem ao uso de interfaces utilizadas em tela. Por exemplo, diretrizes relacionadas à rolagem ou o que deve ser colocado no topo da tela. Outras diretrizes são mais gerais e também são aplicáveis às interfaces de uma dimensão (como um telefone ou uma interface de voz para usuários cegos) ou de três dimensões. Por exemplo, a necessidade de consistência é decorrente da função básica do cérebro humano que reconhece mais facilmente alguma coisa se esta for similar a algo que você já tenha visto.

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