Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2009 - 11h26

Descubra segredos, gírias e quem são os influentes do Twitter; leia trecho

Publicidade

da Folha Online

Se você postar uma mensagem agora no Twitter, torça para que as pessoas leiam seu texto em até cinco minutos, porque depois é bem provável que elas não vejam mais. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita por Pete Dimaio, no Fuel Interactive, que mostra que todas as respostas e comentários são feitos em até cinco minutos após a postagem. Depois disso, as respostas raramente aparecem.

Estas e outras informações fazem parte do livro "Desvendando o Twitter" (Digerati, 2009), que tem como objetivo explicar cada um dos detalhes do microblog e fazer com que o internauta iniciante aproveite todas as suas funcionalidades. Escrito por Sarah Milstein e Tim O'Reilly, este guia ensina desde os princípios básicos --como criar sua conta e preencher da melhor maneira seu perfil-- até o caminho mais fácil para participar de eventos e integrar o Twitter a outros produtos.

Indispensável para quem quer entender este "rio de mensagens" do Twitter, que tem mais de 10 milhões de usuários ávidos, a obra também fala sobre os benefícios do serviço, mostra suas gírias e segredos, indica ferramentas para que o internauta acompanhe tópicos interessantes, sugere como descobrir quem é influente no microblog e ensina a postar fotos e links para blogs ou sites.

Acesse a home de tecnologia e internet da Livraria da Folha, com mais de 160 títulos

Nos trechos abaixo, retirados do livro, veja uma explicação geral sobre o propósito do Twitter e um glossário com os termos essencias.

*

O que é Twitter?

Twitter é um serviço de mensagens que tem as mesmas características que outras ferramentas de comunicação que você já utiliza. Possui elementos similares ao e-mail, MSN, mensagens de texto, blogs, RSS, redes sociais, entre outros. Mas alguns poucos fatores, particularmente combinados, o transformam em uma ferramenta única:

Divulgação
Aprenda como criar sua conta no Twitter e aproveitar todas as funções disponíveis
Aprenda como criar sua conta no Twitter e aproveitar todas as funções disponíveis
  • Mensagens que você envia pelo Twitter não podem ter mais de 140 caracteres ou, o tamanho aproximado de uma manchete de jornal. O que significa que elas são realmente fáceis de ler e escrever.
  • Mensagens no Twitter são públicas, como posts de blogs, e você não precisa dar permissão para as pessoas lerem o que foi escrito. Isso significa que você pode vir a conhecer muitas pessoas interessantes no Twitter.
  • Essas mensagens são opt-in e as pessoas escolhem seguir o fluxo delas. (No Twitter, esse modelo é chamado de "seguir"). Isso significa que, no Twitter, você deve ser interessante ou as pessoas escolherão não acompanhar suas atualizações. Em outras palavras, seja interessante, ou as pessoas não irão querer receber seus updates.
  • Você pode enviar e receber mensagens por uma variedade de mecanismos, incluindo telefones celulares, PC's, websites e programas de desktop, e elas são transmitidas em tempo real. Isso significa que o Twitter pode adaptar-se bem ao fluxo de trabalho de qualquer um.

Quando soma todas essas características e adiciona uma dose de carisma, supercomum no Twitter, você obtém uma plataforma de comunicação poderosa e atraente, que mostra muito útil para auxiliá-lo em suas necessidades pessoais e profissionais.

Conheça alguns termos do Twitter

Tweet: da linguagem utilizada no serviço, o termo tweet é um perfeito exemplo. Criado por usuários, refere-se a uma simples postagem do site. De vez em quando, o termo também é usado como um verbo, como em: "Estamos 'tweeting' (twittando) diretamente da Pizzaria Branco, na qual estamos na fila de espera há 4 horas". Curiosidade: o Twitter só incorporou o termo tweet em seu site, após três anos do seu lançamento.

Retweeting (retwittar): este é um dos termos mais engraçados que navegam pelo Twitter. Porém, não se engane: também é um dos mais importantes. Retweeting (retwittar) é o simples ato de responder às mensagens de alguém legal, dando-lhe o crédito. Eles ajudam mensagens importantes a serem espalhadas pelo Twitter. E ainda sugerem que quando você dá RT em alguém, implicitamente diz: "Eu respeito você e sua mensagem".

Trending topics: para você bisbilhotar mais facilmente, a pesquisa Twitter tem uma função chamada "trending topics". Ela lista as dez palavras ou frases mais populares, que estão sendo twittadas no momento.

Função do @ nas conversas: no começo, não era possível mandar uma mensagem de uma pessoa para outra, no site. O sistema Twitter era usado apenas para postar suas próprias atualizações. Porém, rapidamente, os usuários pensaram que seria interessante entabular conversas e publicá-las. Assim, começaram a adicionar o símbolo @ ao começo dos nomes das contas, como forma de mandar mensagens públicas ou quando estivessem se referindo a alguém. Depois de algum tempo, o Twitter incorporou a convenção, dando alguns passos adiante: agora, o símbolo @, seguido do nome da conta, é um link para a página dessa conta. Sem contar que mensagens - de vez em quando chamadas de menções, ou @respostas - são, agora, um caminho importante para trabalhar no Twitter, ajudando-nos a descobrir pessoas novas.

*

"Desvendando o Twitter"
Autor: Sarah Milstein, Tim O'Reilly
Editora: Digerati
Páginas: 238
Preço: R$ 39,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página