Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2001 - 14h56

Primeiro computador comercial do mundo completa 50 anos

Publicidade

da Folha Online

O primeiro computador comercial do mundo foi lançado há 50 anos, para executar funções no Escritório de Censo dos Estados Unidos. Conhecido como Univac I, o equipamento foi usado para fins comerciais a partir de 1951, quando cada uma das 46 unidades fabricadas custava US$ 1 milhão.

Univac é a sigla de Universal Automatic Computer (computador automático universal). Seu primeiro modelo foi construído pela empresa Eckert-Mauchly Computer Corporation, adquirida pela Remington Rand pouco depois que o computador foi posto à venda.

Hoje, os direitos sobre o nome Univac pertencem à Unisys, que admite a Força Aérea Americana, o Exército e a Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos como seus primeiros clientes.

Além de órgãos governamentais, também eram usuárias do Univac empresas como General Electric, Metropolitan Life e Du Pont.

Outros computadores antecederam o Univac, mas só no âmbito acadêmico.

Comparado a outros da época, o Univac era relativamente pequeno. Ainda assim, as primeiras unidades ocupavam um tal volume que algumas empresas que o compraram operavam o computador direto da Remington Rand e nunca o transferiram para suas próprias instalações.

O equipamento ocupava um recinto do tamanho de uma garagem e tinha 5.000 válvulas. Como queimavam com frequência, elas deveriam estar acessíveis para facilitar a troca o mais rápido possível.

Para manter as válvulas frescas, os engenheiros tiveram que inventar uma estrutura altamente específica, com varios canos pelos quais circulavam água fria.

*com informações da Agência Brasil
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página