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02/11/2001 - 20h17

Veja entrevista com Sid Meier, criador do game Civilization

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da Folha Online

Sid Meier já foi considerado por muitos adolescentes como um mito. Do alto de seus quinze anos de idade, muitos jovens viam o nome do desenvolvedor de games na tela inicial de Civilization, clássico jogo de estratégia para PCs que já bateu recordes de vendas em todo o mundo, como uma marca.

Em entrevista, Sid Meier comenta como foi a produção da nova versão do game, que chega às lojas brasileiras nesse mês:

Que tipo de investigação histórica você teve de fazer para produzir Civilization 3?

Sid Meyer:
Muitos dos estudos históricos foram feitos durante a produção de Civilization e Civilization 2. A maior parte das pesquisas em Civilization 3 giram em torno das características diferenciais que colocamos no jogo, como novas tecnologias, cultura, expansão diplomática, sistemas comerciais, maior opções de poder e destruição nos combates. O estudo serviu para entendermos como a interação de todos esses elementos atingiu as civilizações ao longo da história.

Civilization 3 é um jogo de estratégia de guerra ou uma simulação de comando?

Meyer:
Civilization é um jogo de construção de um império que leva os jogadores a rescreverem a história enquanto exploram a terra, constróem suas civilizações e eventualmente instituem regras no mundo. Eles podem fazer isso através de um processo militar (que pode transformar o game num jogo estratégico de guerra) ou pacificamente, através de uma cultura forte e diplomacia inteligente com outras civilizações (que fazem do game um jogo de liderança e comando).

Civilization 3 permitirá disputa entre vários jogadores?

Meyer:
A experiência com apenas um jogador tem sido sempre o principal foco de Civilization. Nós estamos trabalhando com alguns novos conceitos de multiplayer que darão uma visão diferenciada ao jogo. Não posso dar detalhes por enquanto.

Como você resolveu a questão de reproduzir o visual dos jogos originais, que têm um jeitão de tabuleiro, em um mercado obcecado com gráficos 3D?

Meyer:
Nós só usávamos os truques de apresentação se eles deixavam o jogo mais divertido. Em Civilization 3, conseguimos um bom visual. Das unidades 3D animadas ao belo terreno orgânico, o jogo tem seu realismo.

Foi mantido o balanço de evolução entre as diferentes culturas?

Meyer:
No começo fizemos pequenos ajustes às unidades existentes para criar uma escala de progressão crescente no jogo. Imortais Persas (Immortal Persians) por exemplo, são Espadachins (Swordsmen) melhorados. Também mantemos a era de uma civilização em mente. Um jogador zulu agressivo pode evitar que os americanos jamais cheguem à era moderna. Sem um caça F-15, a os americanos podem ser facilmente colonizados.
 

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