Publicidade
Publicidade
02/11/2001
-
20h17
da Folha Online
Sid Meier já foi considerado por muitos adolescentes como um mito. Do alto de seus quinze anos de idade, muitos jovens viam o nome do desenvolvedor de games na tela inicial de Civilization, clássico jogo de estratégia para PCs que já bateu recordes de vendas em todo o mundo, como uma marca.
Em entrevista, Sid Meier comenta como foi a produção da nova versão do game, que chega às lojas brasileiras nesse mês:
Que tipo de investigação histórica você teve de fazer para produzir Civilization 3?
Sid Meyer: Muitos dos estudos históricos foram feitos durante a produção de Civilization e Civilization 2. A maior parte das pesquisas em Civilization 3 giram em torno das características diferenciais que colocamos no jogo, como novas tecnologias, cultura, expansão diplomática, sistemas comerciais, maior opções de poder e destruição nos combates. O estudo serviu para entendermos como a interação de todos esses elementos atingiu as civilizações ao longo da história.
Civilization 3 é um jogo de estratégia de guerra ou uma simulação de comando?
Meyer: Civilization é um jogo de construção de um império que leva os jogadores a rescreverem a história enquanto exploram a terra, constróem suas civilizações e eventualmente instituem regras no mundo. Eles podem fazer isso através de um processo militar (que pode transformar o game num jogo estratégico de guerra) ou pacificamente, através de uma cultura forte e diplomacia inteligente com outras civilizações (que fazem do game um jogo de liderança e comando).
Civilization 3 permitirá disputa entre vários jogadores?
Meyer: A experiência com apenas um jogador tem sido sempre o principal foco de Civilization. Nós estamos trabalhando com alguns novos conceitos de multiplayer que darão uma visão diferenciada ao jogo. Não posso dar detalhes por enquanto.
Como você resolveu a questão de reproduzir o visual dos jogos originais, que têm um jeitão de tabuleiro, em um mercado obcecado com gráficos 3D?
Meyer: Nós só usávamos os truques de apresentação se eles deixavam o jogo mais divertido. Em Civilization 3, conseguimos um bom visual. Das unidades 3D animadas ao belo terreno orgânico, o jogo tem seu realismo.
Foi mantido o balanço de evolução entre as diferentes culturas?
Meyer: No começo fizemos pequenos ajustes às unidades existentes para criar uma escala de progressão crescente no jogo. Imortais Persas (Immortal Persians) por exemplo, são Espadachins (Swordsmen) melhorados. Também mantemos a era de uma civilização em mente. Um jogador zulu agressivo pode evitar que os americanos jamais cheguem à era moderna. Sem um caça F-15, a os americanos podem ser facilmente colonizados.
Veja entrevista com Sid Meier, criador do game Civilization
Publicidade
Sid Meier já foi considerado por muitos adolescentes como um mito. Do alto de seus quinze anos de idade, muitos jovens viam o nome do desenvolvedor de games na tela inicial de Civilization, clássico jogo de estratégia para PCs que já bateu recordes de vendas em todo o mundo, como uma marca.
Em entrevista, Sid Meier comenta como foi a produção da nova versão do game, que chega às lojas brasileiras nesse mês:
Que tipo de investigação histórica você teve de fazer para produzir Civilization 3?
Sid Meyer: Muitos dos estudos históricos foram feitos durante a produção de Civilization e Civilization 2. A maior parte das pesquisas em Civilization 3 giram em torno das características diferenciais que colocamos no jogo, como novas tecnologias, cultura, expansão diplomática, sistemas comerciais, maior opções de poder e destruição nos combates. O estudo serviu para entendermos como a interação de todos esses elementos atingiu as civilizações ao longo da história.
Civilization 3 é um jogo de estratégia de guerra ou uma simulação de comando?
Meyer: Civilization é um jogo de construção de um império que leva os jogadores a rescreverem a história enquanto exploram a terra, constróem suas civilizações e eventualmente instituem regras no mundo. Eles podem fazer isso através de um processo militar (que pode transformar o game num jogo estratégico de guerra) ou pacificamente, através de uma cultura forte e diplomacia inteligente com outras civilizações (que fazem do game um jogo de liderança e comando).
Civilization 3 permitirá disputa entre vários jogadores?
Meyer: A experiência com apenas um jogador tem sido sempre o principal foco de Civilization. Nós estamos trabalhando com alguns novos conceitos de multiplayer que darão uma visão diferenciada ao jogo. Não posso dar detalhes por enquanto.
Como você resolveu a questão de reproduzir o visual dos jogos originais, que têm um jeitão de tabuleiro, em um mercado obcecado com gráficos 3D?
Meyer: Nós só usávamos os truques de apresentação se eles deixavam o jogo mais divertido. Em Civilization 3, conseguimos um bom visual. Das unidades 3D animadas ao belo terreno orgânico, o jogo tem seu realismo.
Foi mantido o balanço de evolução entre as diferentes culturas?
Meyer: No começo fizemos pequenos ajustes às unidades existentes para criar uma escala de progressão crescente no jogo. Imortais Persas (Immortal Persians) por exemplo, são Espadachins (Swordsmen) melhorados. Também mantemos a era de uma civilização em mente. Um jogador zulu agressivo pode evitar que os americanos jamais cheguem à era moderna. Sem um caça F-15, a os americanos podem ser facilmente colonizados.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas