Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições em Israel

Milhões de israelenses irão às urnas nesta terça-feira escolher os membros do Parlamento que, posteriormente, escolherão, com base na maioria e nas articulações políticas feitas, o próximo primeiro-ministro do país.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (1467) 16/03/2009 12h09
João Carlos Gagliardi (1467) 16/03/2009 12h09
"Netanyahu fecha com ultradireita primeira aliança para formar governo de Israel..."
Sinceramente, não consigo entender qual é a estratégia de Israel.
Cada vez mais "linha dura".
Cada vez mais provocativa ao Irã e aos árabes.
O mundo a cada dia está menos simpático à causa israelense.
Não vai demorar muito para os próprios americanos, se perguntarem quanto dinheiro hoje some da economia americana, (e poderia estar gerando empregos lá...) para ser doado à manutenção da máquina de guerra de Israel.
Eles (o Estado de Israel) já mostraram, por todos os meios, que não querem a Paz.
Não vão reconhecer um Estado Palestino.
Não vão reconhecer a ONU, como mediadora entre as nações, pois se julgam superiores demais, para se sujeitarem a isso.
Dificilmente, irão se submeter a tribunais internacionais de Crimes de Guerra.
Só eles é que podem acusar os outros de crimes de guerra.
E os EUA, continuarão ali de braços cruzados, como se fosse um irmão mais velho, tolerante e condescendente, que assisti um "irmão mais novo", arruaceiro e encrenqueiro, que se encontrar algum problema sério mesmo, chama o "irmão mais velho", para não acabar apanhando.
Foi assim nas últimas décadas...
Mas a história, já se repetiu tanto, que cansou.
Faltam agora, os árabes também se cansarem dela...
63 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1467) 05/03/2009 13h41
João Carlos Gagliardi (1467) 05/03/2009 13h41
"Crise econômica pode obrigar Netanyahu a rever corte de impostos em Israel...."
-
Não acredito!!!
A "poderosa" economia israelense ficou sem grana?
Mas é fácil entender.
A indústria mais forte que existe em Israel, é a indústria bélica.
-
O problema, é que não são exportadores tradicionais de grandes quantidades de armamentos, pois competiriam com seus protetores de carteirinha, os EUA, e aí não tem acordo, então a maior venda é "interna".
-
A economia israelense se mantém mesmo graças aos donativos, que alguns chamam de contribuição, outros de dízimo, que recebe da comunidade judaica internacional.
Pelo que se sabe, eles não gostam de comentar sobre isso, pois teriam que explicar de onde vem o dinheiro e como esse dinheiro chega lá.
É um assunto "não recomendado", fora da comunidade.
-
Essa crise afeta a todos os países, sem distinção, alguns mais outros menos, mas a todos.
E nesse último conflito na Faixa de Gaza, parece que gastaram dinheiro demais, com as bombas de fósforo branco, aquelas que corroem a pele das pessoas e que foram jogadas, às centenas, sobre os civis palestinos.
-
Creio que podem "passar o chapéu" para a comunidade e levantar mais algum, mas pedir aos EUA, dessa vez acho que não vai dar, a coisa "tá preta" lá.
Deve ser chato ser uma nação sem muitos amigos, não é?
Não que eles se importem como isso...
136 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 05/03/2009 06h17
Sandro Perito (47) 05/03/2009 06h17
Sra. Chris Maria, os moderadores não deixam respondê-la em seu post de 23/92, onde diz "quão limitado é seu conhecimento" e "há um visível contra senso" em Chris Maria 23/02/2009 09h11.
Já tentei impostar várias mensagens, mas não foram publicadas. Lamento, pois tenho respostas à altura de sua contestação, mas infelizmente os moderadores, por "Protecionismo" não aprovam.
Vai aqui minha reprovação ao critério de validação. Caso este não for aprovado, não vejo nada agressivo, estava ao menos respondendo replica ao qual tenho direito, visto as palavras que foram acima expostas, desacredito na legitimidade deste fórum. Vai aqui meus protestos! Obrigado.
Obrigado.
79 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 04/03/2009 09h18
Chris Maria (161) 04/03/2009 09h18
04/03/2009 - 07h40 - "Likud diz que ultradireitista Lierberman poderá assumir como chanceler de Israel"

"O líder do partido de extrema direita Yisrael Beiteinu, Avigdor Lieberman, poderá assumir como ministro das Relações Exteriores No próximo governo do país, que será comandado por Binyamin Netanyahu, afirmou uma fonte do Likud à agência de notícias France Presse".
19/02/2009 - 08h56 - Polícia interroga líder de partido de ultradireita de Israel por corrupção.
"O líder do partido de extrema direita Yisrael Beitenu, Avigdor Lieberman, é suspeito de corrupção e será interrogado nas próximas semanas, informou a rádio militar. Terceiro partido com mais votos nas eleições legislativas do último dia dez, o Beitenu, e Lieberman, se transformaram em elemento fundamental para a formação do próximo governo".
"Lieberman é suspeito de corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e abuso de confiança. Segundo a rádio, ele pode ter recebido "quantias consideráveis de dinheiro do exterior" para financiar suas campanhas eleitorais. Os fundos transitaram por empresas fictícias e diferentes contas bancárias".
Cabe aqui um dito popular: "Diga com quem andas, e te direi quem és".
116 opiniões
avalie fechar
Flavio Botelho (7) 02/03/2009 16h56
Flavio Botelho (7) 02/03/2009 16h56
O sr. Netanyahu respondeu a questão sobre a criação do Estado Palestino... sem meias palavras, a sua concretização esta mais longe do que nunca, mais um sonho impossível. E a paz no Oriente-Médio caminha para o ultra-direitismo, com o sr. Netanyahu de um lado, e o ultra-terrorista Hamas do outro. O fim todos nós sabemos: a "Terra Santa" manchada de sangue ("Terra da Vergonha").
....
126 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1467) 02/03/2009 16h43
João Carlos Gagliardi (1467) 02/03/2009 16h43
"Netanyahu critica Hamas e mantém postura vaga sobre criação de Estado palestino..."
Está mais do que evidente.
Israel quer tudo e não quer dar nada em troca.
Quer ser reconhecida como Estado pelo Hamas? - Quer.
Quer que parem os foguetinhos - Quer.
Quer atacar o Irã, via aérea, enquanto os americanos estão no Iraque e impediriam uma resposta iraniana - Noooooosa, e como querem!!!
E o que Israel dará em troca?
Nada. Eles não queriam dar nada em troca antes e agora o plano é duplicar a proposta original...
69 opiniões
avalie fechar
"Livni rejeita coalizão e pode levar a governo de ultradireita em Israel".
...
Porquê será que o mundo teme pela ultradireita Israelense no poder ?!
Vou dizer porquê:
Porquê Israel cosolidará definitivamente o que começou a fazer quando Theodoro Herz profetizou na Basiléia-Suiça, em 1898 que em 50 anos haveria um Estado Judeu. De fato em 1948 Nasceu o Novo Estado após um custo incalculável de preciosas vidas humanas, não somente de judeus mas também de outros povos e credos.
A direita no poder, representa entre outras coisas, o fim da intervenção internacional sobre as decisões de Israel. Então ninguém mais vai " meter o dedo " ou melhor; dar opiniões, para aquilo em que eles não foram consultados e pelos flagelos que não sofreram.
Trocando em miudos:
Um sentimento nacionalista e soberania total de Israel, assim como deve ser e é em todas as nações verdadeiramente independentes.
44 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 27/02/2009 14h40
Chris Maria (161) 27/02/2009 14h40
"Livni rejeita coalizão e pode levar a governo de ultradireita em Israel".
Quanto a esta questão, venho me perguntando o que seria melhor ou pior: - Coalizão ou oposição?
A coalizão poderia ser uma maneira de neutralizar o poder do centro e da esquerda, o que em termos práticos resultaria numa política que lançaria o país numa ditadura de extrema direita. Já a oposição, tem o aspecto benéfico por preservar certos princípios democráticos.
Acho positivo o posicionamento de Livni quando ela diz: - "Apoiarei o governo que se formar em caso de necessidade. Faremos uma oposição responsável. Apoiaremos para fazer frente às ameaças contra Israel quando for necessário", enfatizou.
Quanto ao fato do Sr. Bibi ter oferecido "uma completa e igual participação no processo de paz", julgo ser apenas uma estratégia de persuasão. Nada, além disso, uma vez que é conhecido o fato de que "centro defende um esforço maior pela paz e permite a criação de um Estado palestino" enquanto que "direita defende uma posição mais dura de Israel em relação aos grupos palestinos e a redução nas concessões". O que nos leva a perceber a impossibilidade de chegar a um ponto de convergência.
59 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1467) 27/02/2009 12h18
João Carlos Gagliardi (1467) 27/02/2009 12h18
Livni rejeita coalizão e pode levar a governo de ultradireita em Israel(?!)
Isso é mau, muito mau....
A ultradireita israelense, são aqueles que atiram primeiro, não perguntam nada e atiram de novo depois para ter certeza...
Nas últimas décadas, com moderno e bem armado exército, só tiveram que enfrentar milícias mal armadas e desorganizadas.
Nunca se importaram em usar força desproporcional para esmagar seus inimigos. Quem se incomodaria, com a morte de milhares de palestinos pobres afinal de contas?
Claro que ter as "costas quentes" com o titio Sam por perto, também dava mais segurança, para mostrar os dentes e provocar a vizinhança.
Agora a coisa mudou.
Titio Sam, tá pobrinho, daqui a pouco vão ter que até instalar remos nos porta-aviões...
Os árabes e persas, aposentaram os camelos e rifles de repetição e estão bem armados, treinados, motivados e com muito dinheiro.
O mundo, em geral, não apoiou a tragédia imposta por Israel a civis na Faixa de Gaza. Perdeu apoio e a simpatia de muita gente.
E agora ultradireita? Vai provocar quem?
Não seria melhor, pelo menos para variar, usar o bom senso e parar com a escalada de enfrentamentos?
Tentem. Se quiserem mesmo, vocês conseguem!!!
49 opiniões
avalie fechar
Se isso serve de consolo para o Kadima, vai aqui um provérbio latino americano:
" A esquerda no poder, é semelhante a um violinista; apoia o instrumento no ombro com a mão esquerda e toca com a direita."
Interessante !!!
O violino é um instrumento que tem uma característica singular:
Errou a nota e o tempo de tocar é fatal, não dá para esconder e não aceita arremedo.
Já o piano hein ! Que o diga os de colarinho "branco".
89 opiniões
avalie fechar
Por estas razões, muitas vezes aqui já manifestei meus sentimentos e esperanças que não estão firmadas nos homens, mas nas promessas Divinas.
A coisa está num estágio tão degenerativo que pode-se dizer que virou um FATALISMO.
Façam o quizerem, não vai adiantar pois a raízes do mal estão profundas demais para serem arrancadas.
Então o que nos resta ?!
Esperar o dia em que o joio será separado do trigo.
Dobrar nossos joelhos e pedir a Deus, que abrevie esses dias maus que estão por vir, aliás Jesus Cristo falou a respeito dos últimos dias nessas palavras:

" Mateus 24:22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.
Marcos 13:7 Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
Marcos 13:29 Assim, também vós: quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo, às portas."
...
Isso sim, me dá esperança ! Saber que o tempo do Governo Humano está chegando ao fim, conforme já mencionei num outro comentário.
Precisamos da redenção e da intervenção Divina, então o mundo será outro.
PARA SEMPRE !!!
54 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 24/02/2009 17h35
Chris Maria (161) 24/02/2009 17h35
Prezado Sr. Jose Nunes Rodrigues Filho (511) 23/02/2009 12h40 e 12h48
Eu confesso que o Sr. me deu um susto. rs... rs...
Tenho lido vários de seus comentários e elogiei alguns também. Mas quando li o de 22/02/2009 10h17 fiquei perplexa porque ele não combina com Sr.
De fato o nome Avigdor, que como o Sr. colocou, quer dizer Pai Protetor em hebraico, não combina com aquilo que a mídia vem apresentando sobre o caráter de Avigdor Lieberman. Penso ainda que ele possa ser nocivo até mesmo para o povo israelense.
Entrei aqui por causa do Conflito de Gaza e resolvi permanecer acompanhando diariamente o andamento das eleições de Israel porque se foi o tempo em que para nós que vivemos na América do Sul, os conflitos do Oriente Médio representavam uma realidade distante. Num mundo globalizado que vem se armando com energia nuclear é preciso estar sempre atento. Os passos tomados por EUA, Israel e Irã (que também terá eleições no meio do ano) devem ser objeto de constante verificação. O Sr. disse "Minhas esperanças estão depositadas no futuro Messias", mas enquanto ele não vem, não posso deixar de concordar que certos acontecimentos e na direção em que estão apontando tendem a um panorama sombrio antes que se possa alcançar a tão desejada áurea de paz e felicidade perenes as quais o Sr. se referiu.
Um abraço.
131 opiniões
avalie fechar
Cara Chris Maria. Boa tarde.
Embora eu seja pró Israel, não significa que aprovo tudo o que eles fazem.
Minhas esperanças estão depositadas no futuro Messias. Apenas acompanho os acontecimentos e na direção em que estão apontando.
E vou te dizer uma coisa: Vai ficar bem pior, antes que venha a tão desejada áurea de paz e felicidade perenes.
38 opiniões
avalie fechar
É verdade !!!
Mais do que nunca, estamos vivendo na época da crise da integridade.
Por isso que em outro comentário meu, disse que a Política é igual a pardais, tem em todos os lugares e cor predominantemente MARROM.
Ou seja: Sujeira !
Acho que tanto os partidos de esquerda,centro e direita tem seus podres infiltrados, mas no quesito do Status de Jerusalém e de Israel, os de direita são os mais promissores.
Neste caso fica mesmo difícil " examinar tudo e reter o que presta ".
" A política é um equilíbrio de forças entre os que não querem sair e dos que querem entrar."
" O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente. "
O nome e seu significado realmente não condiz com a realidade. É como nosso colega já escreveu:
Bad boy.
165 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 23/02/2009 09h53
Chris Maria (161) 23/02/2009 09h53
Prezado Sr. Jose Nunes Rodrigues Filho (508) 22/02/2009 10h17 . Fazendo um paralelo entre seu comentário de 22/02/2009 10h17 e o conteúdo que pode ser apreciado na matéria de 19/02/2009 - 08h56 - "Polícia interroga líder de partido de ultradireita de Israel por corrupção", onde se pode ler entre outros:
1) "O líder do partido de extrema direita Yisrael Beitenu, Avigdor Lieberman, é suspeito de corrupção e será interrogado nas próximas semanas, informou a rádio militar".
2) "Lieberman é suspeito de corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e abuso de confiança. Segundo a rádio, ele pode ter recebido "quantias consideráveis de dinheiro do exterior" para financiar suas campanhas eleitorais. Os fundos transitaram por empresas fictícias e diferentes contas bancárias."
3) "A Unidade Nacional contra Fraude afirmou ter um caso claro contra Lieberman, centrado principalmente nas contas bancárias abertas em Cyprus sob o nome de Michal Lieberman, usada para receber milhões de shekels em um canal inlícito de fraude e lavagem de dinheiro".

É inevitável fazer um paralelo entre dois de seus comentários; reproduzindo-os com suas próprias palavras:
1) Fórum Eleições em Israel: Jose Nunes Rodrigues Filho (508) 22/02/2009 10h17
Interessante !
No idioma hebraico o nome Avigdor significa:
Pai Protetor !

2) Fórum Violência em Gaza: Jose Nunes Rodrigues Filho (508) 16/02/2009 21h06
Item 07 - PAULO DE TARSO - "EXAMINEM TUDO; FIQUEM APENAS COM O QUE PRESTA" (1 Ts 5.21)
Um abraço
191 opiniões
avalie fechar
" Israel, nunca teve a mais remota intenção de permitir um Estado palestino. "
...
Seria isso verdade ?! Um coisa é certa:
Se as nações árabes não tivessem deflagrado a guerra quando Israel declarou independência, talvez os rumos dos acontecimentos teriam sido outros.
Mas nesses quase 61 anos os dirigigentes palestinos provaram ao mundo que não possuem tal capacidade.
Basta ver para onde foram canalizados todos os recursos financeiros que receberam.
Quando Ariel Sharom retirou as colônias judaicas da Faixa de Gaza, seus líderes destruiram instalações completas de hidroponia só pelo fato de terem sido contruidas por judeus.
O que se pode esperar de líderes dessa índole para formar uma nação ?!
Nem despojos de guerras eles sabem aproveitar !
Destroem tudo.
E o maior de todos os crimes:
Inculcar nas suas crianças esta animosidade.
Com gente desta estirpe, jamais existirá o Estado Palestino.
68 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 23/02/2009 09h11
Chris Maria (161) 23/02/2009 09h11
Prezado Sr. Sandro Perito (44) 22/02/2009 07h16.
É certo que todos aqui tem o direito de expressar suas opiniões. Afinal aqui é um fórum. No entanto, ao ler seu comentário me foi possível perceber o seguinte:
1) O fato do Sr. não ter lido meu comentário Chris Maria (77) 17/02/2009 15h50, postado no fórum "Violância em Gaza" (do qual esse é complemento) que demonstra o elevado alcance espiritual e intelectual desse grande homem, cujas idéias permanecem atuais e válidas, e precisamente apropriadas às questões que envolvem o Conflito de Gaza.
2) Quando o Sr. diz: - "há evidências e estudos científicos de sua contrariedade. "Endeusaram" este físico. A Física Moderna vê erros e já a considera ultrapassada", é possível perceber o quão limitado é seu conhecimento sobre a história do desenvolvimento científico. Sem Einstein e Planck a ciência não teria caminhado pelos caminhos apropriados para chegar onde chegou. Ainda sobre sua colocação "ultrapassada", há um visível contra senso porque seria o mesmo que dizer que Santos Dummont teria que ter inventado uma aeronave com todos os atributos que tem hoje.
Com todo respeito Sr. Perito: - "ACORDE" rs... rs...
Um abraço.
182 opiniões
avalie fechar
Interessante !
No idioma hebraico o nome Avigdor significa:
Pai Protetor !
31 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (1467) 22/02/2009 09h47
João Carlos Gagliardi (1467) 22/02/2009 09h47
Os partidos políticos em Israel, com raras exceções, devem ser considerados como de extrema direita ou ultra-radicais de direita, embora "direita" e "esquerda" sejam termos pós guerra fria, que definiam os pró-comunismo e seus opostos, que não acredito apropriados para uso hoje no oriente médio.
Israel, nunca teve a mais remota intenção de permitir um Estado palestino.
Com a chegada de um Democrata à Casa Branca, a política belicista e voltada para o confronto de Israel, esvazia-se, com a perspectiva de serem "obrigados" a um acordo que não lhes interesse.
Daí a importância de partidos ultra-radicais, dando as cartas nos bastidores e novamente procurando o confronto com os países árabes, notadamente o Irã.
A estratégia é simples, provocam, esperam a reação, dos "terroristas" e saem correndo para pedir proteção aos EUA, simples não é?
Foi exatamente assim nas últimas décadas e pelo jeito nada vai mudar...
86 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 22/02/2009 07h16
Sandro Perito (47) 22/02/2009 07h16
Sra. Cris Maria, sobre a teoria Einstein, há evidências e estudos científicos de sua contrariedade. "Endeusaram" este físico. A Física Moderna vê erros e já a considera ultrapassada. 65 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (87)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página