Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2006 - 22h04

Buenos Aires amplia proibição ao fumo em locais públicos

Publicidade

da Efe, em Buenos Aires

Dezenas de milhares de fumantes tiveram que se abster de fumar em bares, restaurantes e outros locais públicos da capital argentina, onde vigora desde domingo uma ampla proibição ao tabagismo.

"As queixas dos fumantes são relativas, porque falei com vários em um shopping e eles viam com bons olhos a aplicação da norma", disse Rubén Varaglia, coordenador das Redes de Saúde do governo portenho.

A lei prevê multas e o fechamento de locais onde alguém esteja fumando e nesta segunda-feira centenas de inspetores verificavam o cumprimento da polêmica norma nesta cidade de três milhões de habitantes.

"Quem fuma vai fumar na rua. Aqui estamos sem fumaça", disse José Luis, um garçom de um bar do centro da cidade.

A declaração do funcionário demonstrou como foi o primeiro dia da norma, que expulsou os fumantes para as ruas da cidade em um dia chuvoso.

Lei

A lei habilita os locais com superfície superior a 100 metros quadrados a construir um espaço especial e em separado para fumantes, mas poucos se adequaram a esta modalidade.

Além disso, pressiona funcionários e proprietários, que deverão convencer os fumantes insistentes a abrir mão de fumar em locais não permitidos.

"Temos nossa forma de ser e, de forma respeitosa, vamos explicar que se trata de uma lei. A lei precisa ser cumprida e é para todo mundo. Aqui não se pode fumar e pronto", disse outro garçom, colega de José Luis.

Ao lado da proibição, o governo lançou nesta segunda-feira uma extensa campanha publicitária com adesivos e anúncios nos principais jornais de Buenos Aires, convidando a "Respeitar o outro" com a imagem de uma silhueta que apaga o cigarro em um enorme cinzeiro.

A medida inclui Buenos Aires no rol de outras cidades argentinas que adotam restrições similares, como Córdoba, Rosario e La Plata.


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fumo em locais públicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página