Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2007 - 15h57

Veja mapa da Rússia

Publicidade

da Folha Online

A Rússia atual teve origem no século 12, com a fundação do Principado de Muscovy. No século 15, após 200 anos sob dominação da Mongólia, o principado tornou-se independente e expandiu-se, conquistando outras regiões.

Durante o século 19, o país se expande ainda mais pela Europa e pela Ásia. Em 1905, acontece uma revolução que implementa mudanças no Parlamento e outras reformas. Com a derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1919), o descontentamento se agrava nas principais cidades do Império Russo e, em 1917, a Revolução Russa derruba o imperador.

Vladimir Lenin torna-se líder de governo e forma-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob um governo comunista. A economia soviética fica estagnada nas décadas posteriores, até que Mikhail Gorbatchov (1985-1991) introduz a glasnost [abertura] e a perestroika [reestruturação], tentativas de modernizar o comunismo. Seus esforços acabam por enfraquecer a URSS, que termina oficialmente em 1991.

Desde então, a Rússia tenta construir um sistema político democrático e uma economia de mercado para substituir o controle social, político e econômico da era comunista. Embora haja progressos na área econômica, o poder político passou a ser mais centralizado no atual governo de Vladimir Putin, e as instituições democráticas russas ainda são fracas.

Atualmente, a Rússia passa por um período de crise. Na semana passada, centenas de manifestantes foram detidos em vários protestos em Moscou e São Petersburgo contra Putin, a quem a oposição acusa de "sufocar a democracia". Os confrontos nas duas principais cidades russas podem ser o prenúncio de um longo período de tensão entre autoridades russas e a oposição, com a proximidade de eleições parlamentares e presidenciais

Veja mapa da Rússia e região:

Marcelo Katsuki/Fol


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rússia
  • Leia cobertura sobre a morte de Boris Ieltsin
  • Leia o que já foi publicado sobre a ex-URSS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página