Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2001 - 00h39

Taleban destrói maior imagem de Buda do mundo no Afeganistão

Publicidade

da AP, em Cabul (Afeganistão)

O Exército religioso Taleban, grupo que controla o Afeganistão, destruiu as duas estátuas seculares de Buda com armas antiaéreas, segundo informaram relatos de testemunhas da região, divulgados hoje. Uma das estátuas era a maior imagem do deus no mundo, medindo 53 metros de altura. A segunda tinha 38 metros.

Outras imagens em outras partes do Afeganistão foram destruídas com foguetes, tanques e explosivos, eliminando as imagens do passado do país anteriores à instauração da religião islâmica.

Moradores da cidade de Bamiyan, onde duas enormes estátuas de Buda foram talhadas nos séculos 3 a.c. e 5 a.c., disseram que os soldados do Taleban começaram a destruir as estátuas há três dias.

"Os soldados não nos deixaram chegar perto e por isso não pude ver até que ponto as imagens foram destruídas. Nós fugimos de lá", contou Safdar Ali, que chegou hoje a Cabul procedente de Bamiyan, a 130 km de distância.

O Taleban, que impõe um rigoroso regime islâmico em praticamente todo o Afeganistão, ignorou os apelos internacionais para que não destruísse as esculturas, consideradas uma herança da humanidade.

"Não somos contra a cultura, mas não acreditamos nessas coisas. São contrárias ao islamismo", disse o ministro das Relações Exteriores afegão, Wakil Ahmed Muttawakil, em entrevista por telefone de Candahar, no sul do país, onde fica a base do Exército religioso Taleban.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página