Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2001 - 16h07

Morre ex-presidente do Washington Post Katharine Graham

Publicidade

da Folha Online

Morreu hoje, aos 84 anos, Katharine Graham, que foi presidente e diretora do jornal "The Washington Post", um dos mais influentes dos Estados Unidos.

Graham havia sofrido uma queda no sábado, quando bateu a cabeça e sofreu hemorragias cerebrais. Ela ficou inconsciente e foi submetida a uma cirurgia, mas não resistiu e morreu.

Nascida em 1917, ele assumiu o "Post" após o suicídio de seu marido, Phil Graham, em 1963. Naquele mesmo ano, ocorreu o assassinado do presidente John F. Kennedy, que era seu amigo.

Mas ela continuou à frente do jornal em momentos ainda mais complicados, como durante a investigação que culminou com a renúncia do presidente Richard Nixon.

Na época, Katharine Graham autorizou dois jovens repórteres a investigar um caso no quartel geral do Comitê Nacional Democrata no complexo Watergate. E resistiu às pressões federais que pediam que o jornal tirasse o assunto da primeira página.

O caso Watergate deu o prêmio Pulitzer, o mais importante da mídia nos EUA, ao "Post", e virou livro e filme ("Todos os Homens do Presidente").

Em 1991, ele deixou o comando do jornal para seu filho Donald Graham. Mas continuou a ser uma pessoa muito importante em Washington. No início do ano, deu um jantar para o recém-empossado George W. Bush. Em 1992, também recebeu o então eleito Bill Clinton. Ronald Reagan foi recebido em jantar por Graham duas vezes.

Além de Donald, ela deixa outros três filhos, dez netos e um bisneto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página