Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2001 - 16h46

Entenda o que foi o ataque a Pearl Harbor

Publicidade

da Folha Online

O ataque a Pearl Harbor resultou na morte de 2.388 pessoas (entre elas 64 japoneses), no afundamento de quatro encouraçados norte-americanos, na explosão do navio USS Arizona e, principalmente, na entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Alguns dizem que foi um erro estratégico norte-americano. Outros afirmam que o presidente Roosevelt sabia e até mesmo desejava o ataque, para motivar a entrada dos Estados Unidos na guerra, condenada pela opinião pública.

Ninguém nunca chegou a uma conclusão para explicar o desastre que foi a destruição do poderio naval norte-americano na base militar de Pearl Harbor, na ilha de Oahu, em 7 de dezembro de 1941.

Em uma hora e 50 minutos, um ataque aéreo japonês aniquilou praticamente toda a frota dos Estados Unidos no Pacífico.

Entre os militares norte-americanos, 2.251 morreram, 1.177 dos quais a bordo do navio Arizona, que explodiu e afundou em menos de nove minutos. Sobre ele, que ainda permanece submerso, foi construído o USS Arizona Memorial, responsável por manter vivo até hoje o sentimento de indignação do povo norte-americano diante da tragédia.

Oito navios que estavam ancorados em Pearl Harbor em 1941 foram afundados ou avariados pelos japoneses, e 347 aviões foram atingidos, a maioria no solo, pois o ataque pegou os norte-americanos totalmente de surpresa, apesar de os aviões japoneses terem sido detectados pelo radar.

Eles foram confundidos com um grupo de bombardeiros que era esperado, mesmo aparecendo do lado errado do radar. O ataque a Pearl Harbor foi o ponto culminante de uma década de desentendimentos entre Estados Unidos e Japão acerca da situação da China e do Sudeste Asiático
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página