Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2001 - 12h11

Mujahidin declara vitória sobre Al Qaeda

Publicidade

da Folha Online

Um comandante mujahidin ("guerreiro santo") das tropas afegãs aliadas aos EUA anunciou hoje que as forças do grupo terrorista Al Qaeda foram eliminadas das montanhas de Tora Bora, no leste do país.

"Este é o último dia do Al Qaeda no Afeganistão", disse a repórteres Haji Zaman, comandante militar na região de Jalalabad, após confronto hoje que deixou um saldo de 200 soldados do grupo terrorista mortos e 25 capturados.

Mas o líder da organização, o saudita Osama bin Laden, teria fugido do cerco das forças militares dos EUA e das tropas aliadas afegãs na região.

"Osama bin Laden não está aqui", disse Zaman. "Vamos procurar nas montanhas metro a metro", acrescentou, afirmando que a caça ao homem mais procurado do mundo continua.

A declaração de Zaman contraria informações do Pentágono que reforçariam suspeitas de que o terrorista continua escondido nas montanhas. Segundo militares norte-americanos, a voz de Bin Laden, dando ordens por uma frequência de rádio, teria sido captada ontem pelos aviões e satélites espiões dos EUA.

Visita
O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, chegou hoje à base militar de Bagram, situada a alguns quilômetros ao norte de Cabul, para uma visita-relâmpago.

Rumsfeld visitará as tropas norte-americanas na base militar e se reunirá com os principais líderes do governo interino afegão, que tomará posse no próximo dia 22 de dezembro.

Durante a visita, Rumsfeld disse a repórteres que militares dos EUA encontraram nas últimas horas documentos e material da Al Qaeda e uma ex-base da organização.

O material ainda está sendo submetido a testes químicos, biológicos e de radiação, afirmou o secretário.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página