Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2002 - 01h08

Congresso dos EUA cassa deputado democrata por suborno

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Câmara de Representantes americana expulsou ontem, na segunda decisão deste tipo desde 1865, o parlamentar James Traficant, provocador e pouco comportado mas muito popular. Ele foi condenado em abril por corrupção, extorsão e fraude fiscal.

Traficant, democrata de 61 anos, foi eleito por um distrito trabalhista de Ohio. Sua expulsão foi aprovada por 420 votos contra 1.

Na semana passada, um comitê da Câmara julgou Trafficant culpado em nove de dez acusações, por violações à ética, e recomendou a expulsão do parlamentar.

"Votem de acordo com a consciência, não levem para o lado pessoal", disse Traficant no discurso proferido na sessão da noite desta quarta-feira. Ele foi interrompido duas vezes, sob recomendações de que se abstivesse de utilizar palavras de baixo calão.

Os legisladores que defenderam a expulsão alegaram que foi uma decisão muito difícil. "É muito doloroso para cada um de nós", disse Joel Hefley, presidente do comitê de ética.

Em abril, um tribunal de Iowa declarou Traficant culpado de dez acusações, por atos de corrução, extorsão e fraude fiscal.

Traficant apelou da decisão, e vai receber a sentença no dia 30 de julho. A acusação pede sete anos de prisão para ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página