Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2003 - 14h07

Jimmy Carter propõe soluções eleitorais para Venezuela

da France Presse, em Caracas

O ex-presidente americano Jimmy Carter anunciou hoje que vai apresentar duas propostas para solucionar a crise na Venezuela: um referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez e uma reforma constitucional para viabilizar a realização de eleições.

"Ambas as propostas se referem a um acordo que se consiga na mesa de negociação. Por um lado, haverá o fim da greve. Por outro, temos o governo e a nação, que se moverão [...] na direção de uma emenda constitucional", disse Carter, em entrevista coletiva à imprensa.

Reuters - 9.jul.2002
Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA
Prêmio Nobel da Paz, Jimmy Carter se reuniu na noite de ontem e na manhã de hoje com o presidente Hugo Chávez, que afirmou que o ex-presidente norte-americano é "um homem de grande boa fé".

Segundo Chávez, a conversa com Carter girou em torno da situação venezuelana e da atualidade internacional.

Carter está em Caracas para tentar retomar as negociações de paz entre Chávez e seus adversários políticos. "Sempre há uma esperança por uma resolução e espero que seja em breve", declarou ontem.

As negociações têm como objetivo dar fim ao conflito por trás de uma greve convocada pela oposição, que busca forçar a renúncia de Chávez ou a antecipação das eleições. Iniciada há 51 dias, a greve paralisou a produção de petróleo da Venezuela, deixando os mercados internacionais, já preocupados com a possível guerra dos EUA contra o Iraque, ainda mais nervosos.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Venezuela
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade