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19/03/2003
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00h10
O F-15 Eagle é um dos aviões mais eficazes dos Estados Unidos, igualmente capaz de combater em duelo aéreo como precipitar-se como uma águia sobre um alvo terrestre.
Este aparelho, rápido e poderoso, pode transportar as bombas mais devastadoras, incluindo os temíveis projéteis "antibunker" de 2.300 kg de peso.
Projetado em 1969 por McDonnell Douglas, o F-15 entrou em serviço em 1974 com o objetivo de ser mais ágil e capaz de rivalizar com caças russos, po isso possui a melhor tecnologia.
Cada unidade custa US$ 30 milhões, mas o preço final depende de sua configuração e armamento.
O aparelho pode ser construído em várias versões, entre elas o F-15A (original), o F-15C (um modelo melhorado com maior raio de ação) e o F-15E Strike Eagle (mais moderno, concebido para atacar alvos terrestres).
A força aérea mobilizou os F-15E e F-15C durante o último conflito com o Iraque em 1991. Os F-15C são utilizados principalmente para interceptações ar-ar, enquanto os F-15E são configurados para atacar alvos em terra, incluindo instalações subterrâneas.
É possível que no Iraque sejam empregados para atacar bunkers iraquianos e outras instalações subterrâneas, já que o F-15 é o único caça capaz de transportar a bomba BLU-113 ("antibunker"), de 2.300 kg de peso, guiada por laser e com ponta reforçada. Esses projéteis também podem ser lançados pelos bombardeiros B-52.
Na Guerra do Golfo, os F15 derrubaram 26 aviões iraquianos sem sofrer nenhuma perda. Também destruíram rampas de mísseis Scud e defesas antiaéreas.
O Strike Eagle, que possui a dupla capacidade operacional de caça e bombardeiro, é a versão mais temível dos F-15. Sua tecnologia eletrônica permite que efetue ataques noturnos, além de lançar vários tipos de projéteis, incluindo as bombas "inteligentes" guiadas por laser ou raios infravermelhos.
A grande capacidade de seus tanques limita sua capacidade de resposta, mas permite realizar profundas incursões em território inimigo.
Os pilotos consideram o F-15 um aparelho muito confiável, que pode manobrar sem perder altitude. Sua velocidade máxima é de Mach 2.5 (2,5 vezes a velocidade do som).
Alguns aviões russos modernos como o MiG-29 e o Su-27 superam o F-15, que foi originalmente concebido para deixar de voar na próxima década. Mas o Pentágono decidiu estender sua vida útil até 2030, quando o principal suporte da força aérea serão os F-22 (que ainda estão em processo de concepção).
Especial
Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
Conheça o F-15 Eagle, um dos aviões mais eficazes dos EUA
da France Presse, em WashingtonO F-15 Eagle é um dos aviões mais eficazes dos Estados Unidos, igualmente capaz de combater em duelo aéreo como precipitar-se como uma águia sobre um alvo terrestre.
Este aparelho, rápido e poderoso, pode transportar as bombas mais devastadoras, incluindo os temíveis projéteis "antibunker" de 2.300 kg de peso.
Projetado em 1969 por McDonnell Douglas, o F-15 entrou em serviço em 1974 com o objetivo de ser mais ágil e capaz de rivalizar com caças russos, po isso possui a melhor tecnologia.
Cada unidade custa US$ 30 milhões, mas o preço final depende de sua configuração e armamento.
O aparelho pode ser construído em várias versões, entre elas o F-15A (original), o F-15C (um modelo melhorado com maior raio de ação) e o F-15E Strike Eagle (mais moderno, concebido para atacar alvos terrestres).
A força aérea mobilizou os F-15E e F-15C durante o último conflito com o Iraque em 1991. Os F-15C são utilizados principalmente para interceptações ar-ar, enquanto os F-15E são configurados para atacar alvos em terra, incluindo instalações subterrâneas.
É possível que no Iraque sejam empregados para atacar bunkers iraquianos e outras instalações subterrâneas, já que o F-15 é o único caça capaz de transportar a bomba BLU-113 ("antibunker"), de 2.300 kg de peso, guiada por laser e com ponta reforçada. Esses projéteis também podem ser lançados pelos bombardeiros B-52.
Na Guerra do Golfo, os F15 derrubaram 26 aviões iraquianos sem sofrer nenhuma perda. Também destruíram rampas de mísseis Scud e defesas antiaéreas.
O Strike Eagle, que possui a dupla capacidade operacional de caça e bombardeiro, é a versão mais temível dos F-15. Sua tecnologia eletrônica permite que efetue ataques noturnos, além de lançar vários tipos de projéteis, incluindo as bombas "inteligentes" guiadas por laser ou raios infravermelhos.
A grande capacidade de seus tanques limita sua capacidade de resposta, mas permite realizar profundas incursões em território inimigo.
Os pilotos consideram o F-15 um aparelho muito confiável, que pode manobrar sem perder altitude. Sua velocidade máxima é de Mach 2.5 (2,5 vezes a velocidade do som).
Alguns aviões russos modernos como o MiG-29 e o Su-27 superam o F-15, que foi originalmente concebido para deixar de voar na próxima década. Mas o Pentágono decidiu estender sua vida útil até 2030, quando o principal suporte da força aérea serão os F-22 (que ainda estão em processo de concepção).
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