Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2003 - 00h10

Conheça o F-15 Eagle, um dos aviões mais eficazes dos EUA

da France Presse, em Washington

O F-15 Eagle é um dos aviões mais eficazes dos Estados Unidos, igualmente capaz de combater em duelo aéreo como precipitar-se como uma águia sobre um alvo terrestre.

Este aparelho, rápido e poderoso, pode transportar as bombas mais devastadoras, incluindo os temíveis projéteis "antibunker" de 2.300 kg de peso.
Projetado em 1969 por McDonnell Douglas, o F-15 entrou em serviço em 1974 com o objetivo de ser mais ágil e capaz de rivalizar com caças russos, po isso possui a melhor tecnologia.

Cada unidade custa US$ 30 milhões, mas o preço final depende de sua configuração e armamento.

O aparelho pode ser construído em várias versões, entre elas o F-15A (original), o F-15C (um modelo melhorado com maior raio de ação) e o F-15E Strike Eagle (mais moderno, concebido para atacar alvos terrestres).

A força aérea mobilizou os F-15E e F-15C durante o último conflito com o Iraque em 1991. Os F-15C são utilizados principalmente para interceptações ar-ar, enquanto os F-15E são configurados para atacar alvos em terra, incluindo instalações subterrâneas.

É possível que no Iraque sejam empregados para atacar bunkers iraquianos e outras instalações subterrâneas, já que o F-15 é o único caça capaz de transportar a bomba BLU-113 ("antibunker"), de 2.300 kg de peso, guiada por laser e com ponta reforçada. Esses projéteis também podem ser lançados pelos bombardeiros B-52.

Na Guerra do Golfo, os F15 derrubaram 26 aviões iraquianos sem sofrer nenhuma perda. Também destruíram rampas de mísseis Scud e defesas antiaéreas.

O Strike Eagle, que possui a dupla capacidade operacional de caça e bombardeiro, é a versão mais temível dos F-15. Sua tecnologia eletrônica permite que efetue ataques noturnos, além de lançar vários tipos de projéteis, incluindo as bombas "inteligentes" guiadas por laser ou raios infravermelhos.

A grande capacidade de seus tanques limita sua capacidade de resposta, mas permite realizar profundas incursões em território inimigo.

Os pilotos consideram o F-15 um aparelho muito confiável, que pode manobrar sem perder altitude. Sua velocidade máxima é de Mach 2.5 (2,5 vezes a velocidade do som).

Alguns aviões russos modernos como o MiG-29 e o Su-27 superam o F-15, que foi originalmente concebido para deixar de voar na próxima década. Mas o Pentágono decidiu estender sua vida útil até 2030, quando o principal suporte da força aérea serão os F-22 (que ainda estão em processo de concepção).

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página