Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2003 - 17h06

Candidato governista lidera pesquisas presidenciais no Paraguai

da France Presse, em Assunção

O candidato governista Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado, lidera a corrida presidencial e deverá ser eleito neste domingo segundo pesquisas divulgadas hoje.

Na edição deste sábado, o diário "ABC" publica pesquisa, encomendada à empresa First, que aponta 40,1% das intenções de voto para Duarte Frutos, contra 29,5% do empresário Pedro Fadul, que concorre pelo Movimento Independente Pátria Querida. A margem de erro é de 2,9%. O instituto ouviu 1.500 pessoas.

Em terceiro lugar aparece o candidato da oposição, Julio César Franco, do Partido Liberal, com 16,1%, e, em seguida, Guillermo Sánchez, do Partido União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace) criado pelo general Lino Oviedo. O Unace registra 7,1% da preferência.

Outra pesquisa divulgada hoje, pelo jornal "Última Hora", encomendada ao Instituto de Comunicação e Arte (ICA), atribui 37,5% das intenções de voto ao governista, e prevê empate técnico entre Pedro Fadul (22,6%) e César Franco (22,3%). O ICA deu 9,9% a Sánchez, do Unace.

Votações

Há 56 anos governando o Paraguai, o Partido Colorado, de Nicanor Frutos, é a legenda com mais tempo no poder na América, a maior parte dela por meio de uma ditadura de direita. Esta é a quarta eleição em regime democrático após a derrocada da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).

As votações de amanhã começam às 7h e se estendem até às 16h. Dos 6 milhões de habitantes do país, foram habilitadas a votar pouco menos de 2,5 milhões de pessoas.

Além do novo presidente e seu vice, que exercerá mandato de cinco anos, os eleitores escolherão 45 senadores, 80 deputados e 17 governadores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página