Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 10h49

OMS declara o fim da epidemia mundial de Sars

da Folha Online

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que a pneumonia de Sars (sigla em inglês para síndrome respiratória aguda grave) foi controlada em todo o mundo.

Hoje, Taiwan --o último país que integrava a lista de transmissores-- foi liberada após passar 20 dias sem que novos casos fossem registrados. O tempo é o dobro do período de incubação do vírus.

Editoria de Arte/Folha Online


Apesar do anúncio, a OMS afirma que a doença pode voltar, enquanto mais de 200 pessoas ainda estão hospitalizadas em todo o mundo. Desde que a Sars apareceu, no fim de 2002, mais de 800 pessoas morreram. Cerca de 30 países foram afetados e aproximadamente 8.400 pessoas, infectadas.

"Não estamos marcando o fim da Sars", disse a diretora-executiva do órgão, Gro Harlem Brundtland. "Neste sábado observamos uma etapa importante: a epidemia mundial está sob controle."

Segundo Brundtland, é possível que alguns casos não tenham sido registrados, "e sabemos que um caso apenas por significar o começo de uma nova onda", disse.

A OMS recomenda que as pesquisas sobre o vírus continuem. Não há vacinas para a Sars e os testes de diagnósticos ainda não são capazes de detectar a doença precocemente, o que é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a Sars
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade