Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2003 - 10h25

França deve explicar melhor caso Betancourt, diz ex-ministro

da France Presse, em Paris

O ex-ministro das Relações Exteriores da França Hubert Vedrine disse hoje que não se deve criar polêmica em torno da tentativa de resgate frustrada da ex-candidata à Presidência colombiana Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa, apesar de achar que "algumas explicações adicionais" devem ser dadas pelo governo de seu país.

"Em princípio, não há o que criticar em um governo que tenta libertar um refém", disse Vedrine à TV RTL. Mas "na situação em que o governo se colocou [...] algumas explicações seriam bem-vindas", acrescentou.

Segundo o ex-ministro socialista, seu sucessor no Ministério da Relações Exteriores, Dominique de Villepin, fez o certo ao dar maiores explicações ao Brasil, país onde tentou se realizar a operação de resgate.

A França enviou no dia 9 de julho a Manaus um Hércules C-130 com médicos e diplomatas a bordo, sem informar o governo brasileiro.

O caso, revelado há 15 dias pela revista brasileira "Carta Capital", obrigou Villepin a pedir desculpas ao ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, ontem, pela maneira como efetuou a operação.

Ingrid Betancourt está em poder da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde o dia 23 de fevereiro de 2002.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página