Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2003 - 06h12

Atentado deixa dois mortos na Caxemira

da France Presse, em Srinagar
da Folha Online

Dois soldados indianos morreram e seis ficaram feridos em uma explosão no mercado da capital de verão da Caxemira indiana, Srinagar, hoje, disse a polícia.

Testemunhas afirmam que aparentemente uma granada foi jogada contra um veículo que levava soldados da Força de Segurança da Fronteira da Índia (BSF) na área de Lal Chowk, causando pânico no mercado.

É a primeira explosão em meses em Srinagar, considerada o centro da revolta islâmica contra a presença indiana na Caxemira.

A rebelião separatista na Caxemira, um território de maioria muçulmana dividido e disputado por Índia e Paquistão há décadas, já matou 38 mil pessoas na parte indiana desde 1989.

Na segunda-feira (4), dez rebeldes islâmicos e três civis muçulmanos morreram em vários incidentes registrados na parte indiana da Caxemira, enquanto as tropas federais encontraram um esconderijo de explosivos em uma mesquita.

Quatro militantes morreram em operações do Exército durante dois confrontos nos distritos de Baramula e Kupwara, situados no noroeste, afirmou a polícia.

Em outro incidente, três militantes e um civil morreram na cidade de Lawaypora, 60 km ao norte de Srinagar.

Além disso, três rebeldes morreram quando foram atingidos por disparos das tropas indianas nos distritos sulistas de Doda e Punch.

Vários militantes islâmicos mataram dois muçulmanos em Doda e no distrito próximo de Udhampur na noite de domingo (3), informou a polícia.

Por outro lado, a guarda de fronteira e a polícia local apreenderam 40 quilos de explosivos em uma mesquita de Srinagar.

Especial
  • Saiba mais sobre conflito Índia-Paquistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página