Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2010 - 19h48

EUA apoiam construção de muro entre Egito e Gaza

Publicidade

da Efe, em Washington

O governo dos Estados Unidos apoiou nesta terça-feira a construção do muro que o Egito está erguendo na fronteira com a faixa de Gaza ao alegar que serve para frear o contrabando de armas em território palestino.

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Gordon Duguid, afirmou em coletiva de imprensa que os EUA viram que o Egito realiza "atividades" que conterão o contrabando de armas para Gaza, algo que acredita ser necessário.

Duguid ressaltou, no entanto, que ao mesmo tempo é preciso buscar uma maneira de melhorar a vida dos cidadãos comuns de Gaza através do fornecimento de ajuda humanitária.

"Também apoiamos um maior acesso para as provisões de ajuda humanitária para Gaza. Há canais estabelecidos para isso e esses itens não devem ser obstaculizados pelo Hamas ou por qualquer um Gaza", disse o porta-voz.

De acordo com informações divulgadas em Israel, as autoridades egípcias estão construindo um muro na fronteira com Gaza que penetrará no solo a uma profundidade de até 30 metros. A medida busca acabar com os túneis clandestinos por onde entram artigos de contrabando para o território palestino.

Esses túneis servem para levar produtos básicos à população de Gaza, embora Israel sustente que também foram feitos para introduzir armas destinadas aos grupos palestinos.

O governo do Egito reconheceu apenas que faz "construções" na região para proteger seu território.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página