Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2004 - 21h18

Crvenkovski é o novo presidente da Macedônia

Publicidade

da Folha Online

Com 99% dos votos apurados, Branko Crvenkovski, o atual primeiro-ministro da Macedônia, foi eleito para presidente, nesta quarta-feira. Seu adversário, Sasko Kedev, da oposição de direita, disse que houve fraude e pediu a anulação da votação.

Os resultados preliminares indicam que Crvenkovski teve 62% dos votos e Kedev teve 37%. Do total de eleitores, 53% compareceram para votar.

Os dois candidatos disputavam o cargo deixado pelo presidente Boris Trajkovski, que morreu em fevereiro em um acidente aéreo na Bósnia.

Trajkovski é aclamado por ter conseguido manter a paz no país depois dos conflitos entre o governo macedônio e a minoria albanesa, em 2001. Dezenas de pessoas morreram nos confrontos.

Os dois candidatos se comprometeram a dar continuidade ao trabalho de Trajkovski de manter a paz no país.

Minutos depois do fim da votação, Kedev afirmou que tinha havido fraude.

"Essa foi a pior fraude eleitoral da história da Macedônia", disse Kedev. "[Crvenkovski] não é presidente legítimo da Macedônia."

Kedev disse que ativistas partidários de Crvenkovski encheram as urnas com votos falsos e pediu ao Congresso dos Estados Unidos e ao Parlamento Europeu que anulem as eleições.

Crvenkovski, um ex-comunista, comemorou sua vitória, dizendo: "Hoje a Macedônia passou por um grande teste democrático." "Hoje a Macedônia elegeu seu presidente da forma mais pacífica, justa e democrática possível", disse Crvenkovski, 41, na capital Skopje.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página