Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 11h44

Saiba mais sobre a União Européia

Publicidade

da Folha Online

A União Européia (UE) é formada, atualmente, por 25 Estados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia).

A partir de 1º janeiro de 2007, Bulgária e Romênia farão parte do bloco.

O grupo tem três sedes principais, a da Comissão Européia (braço executivo da UE), que fica em Bruxelas (Bélgica), a do Parlamento, que fica em Estrasburgo (França) e a do Banco Central, em Frankfurt (Alemanha).

As origens da UE encontram-se no Plano Schuman, de 1950, que conduziu o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), em 1953. Formalmente, a organização surgiu com o Tratado de Roma, de 1957. A Comunidade Européia consolidou-se, objetivamente, como espaço estratégico ocidental no contexto bipolar da Guerra Fria.

O Tratado de Maastricht, de 1992, rebatizou a comunidade como União Européia. Esse tratado, que substituiu o de Roma, deflagrou a União Econômica e Monetária (UEM) e estabeleceu a meta de definição de políticas externa e de defesa comuns. A maioria de seus Estados-membros adotou uma moeda única , o euro, a partir de 1999. Suécia e Dinamarca optaram por não aderir ao euro. O reino Unido está revendo sua posição, mas por enquanto ainda não aderiu à moeda. A Grécia não cumpriu as condições para adotar o euro.



Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a União Européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página