Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 13h07

Vaticano deve revelar identidade do próximo papa em 45 minutos

Publicidade

da Folha Online

O mundo católico já sabe que os 115 cardeais escolheram o 265º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Mas sua identidade só será conhecida em 45 minutos, segundo o Vaticano. O porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, afirmou que ele próprio só saberá da escolha junto dos demais fiéis e agnósticos. "É um momento que eu saberei junto de vocês, ao olhar a fumaça branca e ouvir os sinos", disse.

Após vencer o conclave, o novo papa terá, como seu primeiro ato oficial, vestir os tradicionais paramentos para acenar para multidão na praça São Pedro e fazer o pronunciamento da mensagem do "urbi et orbi" [que significa "para a cidade e para o mundo"], abençoando a cidade de Roma e o mundo.

Ao ser apresentado ao mundo na sacada principal da basílica com vista para a praça São Pedro, ele já deve aparecer vestido com os trajes brancos tradicionais de seda e lã, e com o solidéu (gorro) na cabeça.

As vestes do próximo papa foram confeccionadas na loja do alfaiate Filippo Gammarelli, 63, que fica em uma rua de paralelepípedos atrás do Panteão de Roma.

O passo seguinte do novo papa é celebrar uma missa que marcará o início de seu pontificado. Nessa ocasião, ele recebe o pálio, uma faixa (estola) de lã branca, decorada de duas pontas pretas, que cai sobre os ombros e se sustenta com uma agulha de ouro.

O novo papa também terá direito a um anel, chamado de "anel do pescador", em referência a Pedro, considerado o primeiro papa da Igreja Católica. A peça de ouro traz em relevo a figura do apóstolo Pedro pescando no barco com uma rede e o nome do novo papa gravado.

O anel de João Paulo 2º foi destruído após sua morte pelo camerlengo espanhol Eduardo Martínez Somalo. O camerlengo é o cardeal que governa interinamente a igreja, entre a morte de um papa e a eleição do seguinte.

O novo anel será dado ao papa eleito pelo camerlengo durante a cerimônia em que o novo pontífice será consagrado. No caso de João Paulo 2º, essa solenidade ocorreu cinco dias depois de sua eleição e foi simples, ao contrário do que ocorria no passado, quando os papas eram coroados como reis com bastante pompa.

Também é o camerlengo que apresentará ao novo papa os aposentos papais, que foram fechados após a morte de João Paulo 2º.

Especial
  • Leia mais na especial sobre a sucessão do papa
  • Veja os principais nomes cotados na sucessão do papa
  • Leia o que já foi publicado sobre sucessão do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página