Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2005 - 12h20

Liberal-democratas defendem Parlamento e adotam linha esquerdista

Publicidade

da Folha Online

O Partido Liberal Democrata, como os conservadores, tem sua história vinculada à disputa entre o rei Jaime 2º e o Parlamento, no século 17. "Herdeiros" dos Whigs [expressão escocesa que denominava um grupo de puritanos que se opunha ao rei], que lutavam pela supremacia do Parlamento sobre a monarquia.

Desde o final da década de 80, a popularidade do partido tem aumentado entre os britânicos, e, hoje em dia, é visto como mais "esquerdista" que o Partido Trabalhista. Os liberais são contra a Guerra do Iraque, e a favor de um aumento dos impostos públicos, para cobrir o déficit do governo. O partido é liderado desde 1999 por Charles Kennedy.

Oficialmente, o partido foi fundado em 1859, por William Gladstone, que por quatro vezes foi primeiro-ministro britânico (1868-74, 1880-86 e 1892-94), que tornou os liberal-democratas uma alternativa viável aos conservadores.

Eles voltaram ao poder em 1908, quando venceram a eleição com Herbert Asquith, e depois, prosseguiram no poder com David Lloyd George (1916-1922). Os anos dos liberais foram marcados por grandes reformas, incluindo o serviço nacional de seguros e o sistema de pensionato do país.

No início da década de 20, o partido sofreu com grandes divisões internas e entrou em declínio. Em 1957, havia apenas cinco membros do Partido Liberal no Parlamento. Eles só retornariam de novo ao poder no final de 1970, quando fizeram um pacto com os trabalhistas.

Um 1981, vários ministros trabalhistas, desiludidos com o seu partido, montaram o Partido Democrata Social, que dividia muitas das idéias com os liberais. Em 1983, os dois partidos formaram uma coalizão para concorrer nas eleições gerais, e tiveram 26% dos votos, mas não conseguiram eleger um primeiro-ministro.

Especial
  • Enquete: a Guerra do Iraque pode afetar o Partido Trabalhista
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Howard
  • Leia o que já foi publicado sobre Charles Kennedy
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página